Amizade com prazo de validade – Por M.P. Telles
Se uma coisa a vida adulta me trouxe é a certeza que mais de 99,8% de todas as nossas amizades não são para sempre. Eu sei que parece uma teoria pessimista demais, porém é melhor aceitarmos isso agora do que pensar que somos o problema de todas as amizades que acabaram em um fim nada poético.
Amizades têm prazo de validade, não porque ela seja ruim ou que você é um péssimo motorista de relacionamentos, mas somos seres de fases, que precisam urgentemente se adaptar a situações e, na maioria das vezes, necessitamos de pessoas das quais criamos laços para que possamos sobreviver e viver.
Isso também não quer dizer que criamos amizades em troca de interesses, mas o caleidoscópio de sobrevivência é perfeitamente sincronizado para buscar peças que se encaixam perfeitamente em nossas lacunas socais e sentimentais.
Estou falando das amizades que venceram não com brigas ou desentendimentos, mas que simplesmente se distanciaram com a primeira brisa de afazeres que corta nossos pensamentos de como é complicado dar conta de um dia de vinte e quatro horas e ainda manter contato com pessoas sem laço de sangue. Ter amizades com prazos de validade não é algo ruim e algumas duram até que bastante, o mais espetacular é nunca saber quando elas irão vencer, com isso, devemos aproveitar cada momento como se fosse o último. Quando as amizades vencerem, não pense que será triste, nem tente criar paranoias sobre o porquê de tudo ter acabado, mas agradeça por tudo que aprendeu, pense o quanto você evoluiu e como a vida é fantástica porque não segue um roteiro óbvio. Aceite que outros amigos virão e se cumprirem bem o seu papel também irão embora deixando aquela saudade gostosa de reviver. Amigos não são objetos para que se possua e muito menos artefatos de museu para serem eternizados em domos ao nosso lado. Sentimentos valem mais que títulos de amizade e status em redes sociais.
E sobre os 0,2% que seriam os amigos que não vencem, estes são aqueles que não estão na sua vida para te ajudar a passar por fases, mas estão para te ensinarem que viver é melhor que sonhar.