Secretaria de Saúde de Birigui intensifica ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti
A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui iniciou nesta segunda-feira (08/11) atividades de intensificação do combate ao mosquito Aedes aegypti. Os agentes de combate às endemias estão visitando os dois cemitérios municipais para eliminação de possíveis criadouros.
A ação faz parte da Semana Estadual de Mobilização, focada no controle e prevenção às arboviroses como a dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Além de retirar materiais que possam acumular água da chuva, como plásticos, os agentes estão preenchendo os vasos fixos de flores com areia.
Os trabalhos seguem até sexta-feira (12) e incluem ainda reforço das visitas casa a casa feitas pelos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias; visitas às Hortas Comunitárias e bate-papo nas recepções dos postos de saúde com orientações e distribuição de material educativo.
No sábado, a partir das 9h haverá também um pedágio e panfletagem nas principais ruas do centro da cidade. “Nosso objetivo é orientar os munícipes quanto à prevenção ao mosquito e principais sintomas das doenças”, explicou a chefe da Divisão de Vigilância e Controle de Vetores, Aline Lobato.
Conforme balanço divulgado nesta terça-feira (9) pela Secretaria de Saúde, Birigui registra 596 casos positivos de dengue e um óbito pela doença. Outros 23 casos estão em investigação. Até o momento não foram registrados casos de zika vírus, chikungunya e febre amarela no município.
Na Avaliação de Densidade Larvária realizada no mês de outubro, foi registrado o índice de 3.6% no município, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é no máximo 1%. Os recipientes que os agentes mais encontraram larvas foram: vasos de plantas na água; ralos externos; bebedouros de animais; latas e plásticos e nos pratos de vasos.
PREVENÇÃO
A limpeza regular de lajes, calhas, piscinas, vasilhas de água dos pets de estimação, assim como a colocação de areia nos vasos de pratos e eliminação de recipientes que possam acumular água dos quintais, como embalagens vazias e pneus, são fundamentais para evitar que o mosquito deposite seus ovos.
“Estamos entrando num período epidêmico onde precisamos redobrar os cuidados. Pedimos a colaboração de todos nesta luta com contra o mosquito. Vamos tirar apenas 10 minutos do tempo e cuidar de nossas casas e quintais. Combater o Aedes é uma tarefa coletiva”, afirmou Aline.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui