fbpx
Representantes do movimento cultural Marabaixo passam pelo Sesc Birigui no sábado (2)

O Marabaixo é uma expressão tradicional sociocultural composta por uma performance dançada, musicada e cantada feita em roda para lembrar os feitos e acontecimentos dos antepassados. Ele remonta a resistência e construção das identidades da população negra escravizada na região norte do Brasil, mais especificamente no estado do Amapá. Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o movimento faz parte da programação do Sesc SP entre outubro e novembro.

E o Sesc Birigui foi uma das unidades selecionadas para receber mais os de 20 representantes do Marabaixo, por meio da circulação do projeto “Percursos da Tradição”. A apresentação do Grupo Tradicional de Marabaixo de Santa Luzia do Maruanum acontece no dia 2 de novembro, às 16h, na Área de Convivência.

O Marabaixo é composto por uma performance dançada, musicada e cantada feita em roda para lembrar os feitos e acontecimentos dos antepassados. Os participantes dançam ao redor de tocadores de tambores confeccionados artesanalmente. O movimento deriva das cantigas de lamento entoadas enquanto os corpos dos mortos nos “navios negreiros” eram arremessados na água.

A expressão é relacionada ao catolicismo popular afro-amazônico e também é realizada em homenagem à Santíssima Trindade, ao Divino Espírito Santo e outros santos. Os festejos relacionados a ela ocorrem no perímetro urbano e na zona rural de Macapá e duram aproximadamente 60 dias, começando no Sábado de Aleluia.

O Grupo que vem a Birigui se origina da comunidade quilombola de Santa Luzia do Maruanum, no distrito de Maruanum, em Macapá. O distrito é formado por um complexo de comunidades que se formaram em torno do rio Maruanum, mantendo profunda relação histórico-cultrual entre si.

PERCURSOS DA TRADIÇÃO

O ciclo “Percursos da Tradição”, programado pelo Sesc SP, consiste em encontros, apresentações, vivências e bate-papos com diferentes grupos de cultura tradicional de várias regiões do país, inseridos em contextos sociais diversos, com intuito de ampliar a circulação e apreciação de outras narrativas, a convivência e o protagonismo destas comunidades. A cada bimestre, uma tradição diferente é trabalhada.

Além de Birigui, o grupo de representantes do Marabaixo tem na agenda as unidades do Sesc nas cidades de Santos, Bertioga, Araraquara, Ribeirão Preto, Rio Preto, Presidente Prudente, Bauru e São Paulo (Sesc Pompeia).

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!