Especial coronavírus de Birigui e região desta terça-feira (12)
Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:
- Birigui tem agora 43 casos confirmados de coronavírus. Aguardam resultados de exames quatro casos suspeitos da doença. Seis óbitos foram descartados após exames negativos. Setenta e quatro casos suspeitos também foram descartados, pois os exames deram negativo. Segundo a Vigilância Epidemiológica, o total de curados é 40.
- O Terminal Rodoviário de Birigui continua fechado, bem como a entrada e a circulação de ônibus na cidade.
- As aulas da rede municipal de Birigui continuam suspensas por tempo indeterminado.
- UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui estão atendendo pacientes com suspeita ou sintomas de síndrome gripal à tarde, como medida para evitar o contágio na UBS. No período da manhã o atendimento médico fica destinado à demanda espontânea, pré-natal e procedimentos como medicações, curativos, retirada de pontos, vacinas, troca de receitas, suspeita de dengue e urgências odontológicas.
- O governador de São Paulo, João Doria, prorrogou a quarentena em todo o Estado até o próximo dia 31 de maio, para conter o avanço do coronavírus.
- Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
- As secretarias estaduais de Saúde confirmam no país 173.141 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2), com 12.065 mortes. São 47.719 casos confirmados da doença no Estado de São Paulo e 3.949 mortes.
- O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
- É preciso ter algum cuidado especial com as roupas? Não é necessário, basta lavá-las normalmente com água e sabão.
- Tenho alguém de grupo de risco em casa. Como posso protegê-la de Covid-19? Higienize bem as mãos com água e sabão ou álcool em gel. Se estiver tossindo ou espirrando, faça o uso sempre de um lenço de papel ou utilize o braço/antebraço e não compartilhe talheres, pratos ou copos. Oriente esta pessoa considerada do grupo de risco a permanecer todo o tempo dentro de casa e sair apenas para situações indispensáveis. Caso você precise ir à rua, imediatamente ao chegar, lave bem as mãos, retire a roupa usada na rua e coloque para lavar. Lave novamente as mãos, evite contato, higienize o material que você trouxer de fora, limpando da melhor forma possível e sempre lavando as mãos com bastante água e sabão.