Especial coronavírus de Birigui e região desta sexta-feira (22)
Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:
- Birigui tem 52 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 41 pessoas estão curadas. Aguardam resultados de exames sete casos suspeitos da doença. Seis óbitos foram descartados após exames negativos. Oitenta e três casos suspeitos também foram descartados, pois os exames deram negativo.
- Coroados registrou nesta semana a primeira morte por coronavírus.
- A Assembleia do Estado de São Paulo aprovou a antecipação do feriado da Revolução Constitucionalista, comemorado no dia 9 de julho, para a próxima segunda-feira (25). Apenas serviços públicos essenciais funcionarão nesse dia em Birigui.
- O Terminal Rodoviário de Birigui continua fechado, bem como a entrada e a circulação de ônibus na cidade.
- UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui estão atendendo pacientes com suspeita ou sintomas de síndrome gripal à tarde, como medida para evitar o contágio na UBS. No período da manhã o atendimento médico fica destinado à demanda espontânea, pré-natal e procedimentos como medicações, curativos, retirada de pontos, vacinas, troca de receitas, suspeita de dengue e urgências odontológicas.
- O governador de São Paulo, João Doria, prorrogou a quarentena em todo o Estado até o próximo dia 31 de maio, para conter o avanço do coronavírus.
- Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
- As secretarias estaduais de Saúde confirmam no país 319.069 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2), com 20.541 mortes. Nesta sexta-feira (22) o Estado de São Paulo chegou a 76.871 casos confirmados de COVID-19. São 5.773 óbitos pelo novo coronavírus em todo o Estado.
- O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
- Quais os sintomas do coronavírus? Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais são sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar.
- Como fazer máscara caseira para se prevenir do novo coronavírus? A partir de abril de 2020, o Ministério da Saúde passou a recomendar à população brasileira o uso de máscaras e a orientar a produção de máscaras caseiras, de pano, como alternativa mais simples para a proteção das pessoas e forma de conter a propagação de Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, além de eficiente, a máscara é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor. A confecção de máscaras caseiras tem se tornando um fenômeno mundial e qualquer cidadão pode fazer a sua em casa. Acesse a seguir, no site do Ministério da Saúde, orientações sobre como fabricar a sua máscara: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46645-mascaras-caseiras-podem-ajudar-na-prevencao-contra-o-coronavirus%C2%A0