fbpx
Especial coronavírus de Birigui e região desta sexta-feira (5)

Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:

  • Birigui registrou nesta sexta-feira (5) a segunda morte por coronavírus. Trata-se de uma mulher de 66 anos, que faleceu nesta sexta. Segundo a Diretoria de Controle de Epidemias e Endemias, ela possuía comorbidades. Ao todo, o município tem 62 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 58 pessoas estão curadas. Aguardam resultados de exames 19 casos suspeitos da doença. 175 casos suspeitos foram descartados, pois os exames deram negativo.
  • O empresário Cayo César Cacuri doou cinco equipamentos (totem com pedal) para a Prefeitura de Birigui que oferecem álcool em gel para que sejam colocados em locais de grande fluxo de pessoas.
  • O Terminal Rodoviário de Birigui continua fechado, bem como a entrada e a circulação de ônibus na cidade.
  • As aulas nas escolas estão suspensas por tempo indeterminado.
  • UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui estão atendendo pacientes com suspeita ou sintomas de síndrome gripal à tarde, como medida para evitar o contágio na UBS. No período da manhã o atendimento médico fica destinado à demanda espontânea, pré-natal e procedimentos como medicações, curativos, retirada de pontos, vacinas, troca de receitas, suspeita de dengue e urgências odontológicas.
  • O governador João Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
  • As secretarias estaduais de Saúde confirmam no país 621.877 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2), com 34.212 mortes. O Estado de São Paulo tem 134.565 casos confirmados do novo coronavírus, com 8.842 óbitos.
  • O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
  • Como deve ser feito o período de quarentena em casa para quem está com sintomas? Deve ser um período de isolamento domiciliar, evitando contato também com os outros moradores da casa, especialmente se forem idosos ou pessoas com doenças crônicas. Adotar uso de máscara cirúrgica, não compartilhar objetos, lavar frequentemente as mãos, lavar frequentemente o nariz com soro fisiológico. Em relação à casa, limpar frequentemente as superfícies com água sanitária ou álcool 70%. No quarto usado para o isolamento do paciente, manter as janelas abertas para a circulação do ar e a porta fechada durante todo o isolamento, limpando a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária. Lembre-se de manter uma distância mínima de um metro entre o paciente e os demais moradores. Todos os moradores da casa ficam em isolamento domiciliar por 14 dias também.
  • Qual é o tempo de incubação do novo coronavírus? O “período de incubação” se refere ao tempo entre a infecção do ser humano pelo vírus e o início dos sintomas da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no caso da Covid-19 esse intervalo varia de 1 a 14 dias, geralmente ficando em torno de 5 dias.
Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!