Especial Coronavírus de Birigui e região desta terça-feira (28)
Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:
- Birigui tem agora 849 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 493 pessoas estão curadas. Até o momento, 33 mortes por covid-19 foram confirmadas na cidade. Aguardam resultados de exames 283 casos suspeitos da doença. 1.128 casos suspeitos foram descartados, pois os exames deram negativo.
- A região de Araçatuba, na qual Birigui está inserida, está na fase laranja do Plano São Paulo. Nesta fase é permitido o funcionamento com 20% da capacidade de público em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou seis horas durante quatro dias e fechamento por três.
- O comércio em Birigui está funcionando das 10h às 14h. Os bares, restaurantes, academias e demais serviços só poderão abrir quando o município estiver na fase amarela.
- O governador João Doria estendeu a quarentena no Estado de São Paulo até dia 10 de agosto.
- A pessoa ou estabelecimento comercial que desrespeitar o uso obrigatório de máscara poderá ser punido com multa entre R$ 524 e R$ 5 mil.
- O Terminal Rodoviário de Birigui segue fechado até o dia 31 de julho e a circulação de transporte circular coletivo continua suspensa até a mesma data.
- Ônibus de transporte para outros municípios, como Reunidas e Guerino Seiscento, continuam não podendo entrar no Terminal Rodoviário de Birigui. Apenas ônibus de trabalhadores estão permitidos, desde que todos estejam usando máscaras.
- Governo de São Paulo anunciou a retomada das aulas para 8 de setembro.
- O governador João Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
- O Brasil soma 2.455.905 casos confirmados de covid-19 e 88.017 mortes pela doença. O Estado de São Paulo já registrou 21.676 óbitos e 487.654 casos de coronavírus.
- O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
- Ferver a comida mata o coronavírus? Sim, mata este e outros agentes infecciosos. Alimentos crus devem ser evitados porque não conhecemos a procedência e como foram manuseados.
- Para limpar verduras, legumes e frutas, use água sanitária na proporção de uma colher de sopa para cada litro de água), por 15 minutos. Em seguida, basta passar os alimentos por água corrente e limpa. Mas atenção: não se deve usar água sanitária com perfume ou desinfetante na fórmula.
- Tomar vitamina C e propólis ajuda a prevenir contra o vírus? Não há nenhuma evidência de que a utilização de vitamina C, própolis ou outra substância protejam contra o novo coronavírus. Portanto uma alimentação saudável é muito mais recomendável.