fbpx
Especial Coronavírus de Birigui e região desta sexta-feira (31)

Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:

  • Birigui tem 986 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 600 pessoas estão curadas. Até o momento, 38 mortes por covid-19 foram confirmadas na cidade. Aguardam resultados de exames 255 casos suspeitos da doença. 1.229 casos suspeitos foram descartados, pois os exames deram negativo.
  • A região de Araçatuba, na qual Birigui está inserida, está na fase laranja do Plano São Paulo. Nesta fase é permitido o funcionamento com 20% da capacidade de público em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou seis horas durante quatro dias e fechamento por três.
  • O comércio em Birigui está funcionando das 10h às 14h. Os bares, restaurantes, academias e demais serviços só poderão abrir quando o município estiver na fase amarela.
  • O governador João Doria estendeu a quarentena no Estado de São Paulo até dia 10 de agosto.
  • A pessoa ou estabelecimento comercial que desrespeitar o uso obrigatório de máscara poderá ser punido com multa entre R$ 524 e R$ 5 mil.
  • O Terminal Rodoviário de Birigui segue fechado e a circulação de transporte circular coletivo continua suspensa.
  • Ônibus de transporte para outros municípios, como Reunidas e Guerino Seiscento, continuam não podendo entrar no Terminal Rodoviário de Birigui. Apenas ônibus de trabalhadores estão permitidos, desde que todos estejam usando máscaras.
  • Governo de São Paulo anunciou a retomada das aulas para 8 de setembro.
  • O governador João Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
  • O Brasil soma 2.625.612 casos confirmados de covid-19 e 91.607 mortes pela doença. O Estado de São Paulo já registrou 22.997 óbitos e 542.304 casos de coronavírus.
  • O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
  • Como se prevenir em um lugar pequeno onde moram muitas pessoas e que saem para trabalhar? Inverter as posições na cama ajuda? Se alguém apresentar algum sintoma deve se isolar. É preciso designar locais onde o sintomático fique distante das outras pessoas e também é indicado o uso de máscaras cirúrgicas, se possível, ou conforme a orientação do Ministério da Saúde para máscaras compradas ou caseiras. Inverter a posição na cama não resolve o problema, pois o vírus está presente no ambiente como um todo.
  • Qual é a recomendação para quem suspeite que pode estar com o coronavírus? Em 80% dos casos, os sintomas de coronavírus são leves, semelhantes a uma gripe. Nestes casos, o essencial, segundo a Organização Mundial da Saúde, é evitar sair de casa. O Ministério da Saúde recomenda ficar em repouso e tomar bastante água. Se precisar sair, deve-se usar máscaras cirúrgicas (se possível) ou caseiras, conforme a orientação do MS. Evitar circular em lugares fechados, com muitas pessoas e com pouca ventilação. Além disso, é preciso entender que ir ao trabalho ou à escola com sintomas de gripe implica expor potencialmente outras pessoas à doença. Além disso, ao espirrar, deve-se colocar o antebraço ou um lenço na frente do nariz e boca; utilize lenço descartável para higiene nasal; não compartilhe talheres, copos, toalhas e demais objetos pessoais; e mantenha uma distância mínima de um metro de qualquer pessoa, sendo ideal dois metros.
Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!