fbpx
Prefeitura de Birigui publica decreto para coibir atos de corrupção na administração municipal

O prefeito Leandro Maffeis determinou, por meio de decreto, a criação do ProIP (Programa de Integridade Pública), que visa a adoção de procedimentos para coibir atos de corrupção na administração municipal. O documento será elaborado em conjunto pelas Secretarias Municipais de Negócios Jurídicos e de Governo, no prazo de 90 dias.

O decreto 6.820/2021 institui o procedimento anticorrupção no âmbito da administração pública direta e indireta de Birigui, incluindo órgãos, autarquias, empresas públicas e fundações que mantenham contratos ou convênios com o poder público municipal. O texto foi publicado no DOE (Diário Oficial Eletrônico) na terça-feira (19).

“Nosso governo será sempre pautado pela transparência, honestidade e ao combate à corrupção. Vamos tomar medidas para eliminar a figura do corruptor, para que episódios que acompanhamos recentemente da operação Raio-X, ainda em investigação, não voltem a ocorrer. Corrupção não será mais tolerada em Birigui”, garantiu o prefeito Leandro Maffeis.

PROGRAMA

O decreto está em consonância com a lei federal 12.846/2013. O ProIP deve estruturar e sistematizar um conjunto de princípios, diretrizes e normativas voltadas à promoção da ética e da integridade, além de implementar ações relacionadas à boa governança, planejamento estratégico, gestão de riscos, controles internos, gestão de pessoal, transparência e controle financeiro.

Entre os princípios previstos no ProIP estão a atuação ética dos agentes, dirigentes e terceiros nas atividades que exercem; a não tolerância de eventuais atos lesivos à integridade da administração municipal; ações para detectar, interromper e punir os responsáveis por condutas inadequadas e promoção de ações educacionais.

O Programa de Integridade Pública será aplicado a todos os servidores, dirigentes, contratados e terceiros que possuem vínculo ou se relacionem com a administração pública municipal, bem como aqueles que induzam ou concorram para a prática de ato de improbidade ou dele se beneficiem sob qualquer forma direta ou indireta.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
error: Compartilhe através do link!