Inventor do Biribol, Dario Miguel Pedro, morre aos 85 anos vítima da covid-19
O professor, empresário e advogado, Dario Miguel Pedro, inventor do Biribol, morreu nesta terça-feira (13), aos 85 anos, vítima da covid-19. Ele estava internado no hospital da Unimed de Birigui e sofria de mal de Alzheimer. Não haverá velório e o sepultamento ocorrerá hoje às 13h no Cemitério da Saudades, onde Dario já havia construído um túmulo com a temática do Biribol.
Dario teve a ideia do Biribol nos anos 1960, como uma forma de melhor aproveitar as piscinas em residências. Ele defendia que o Biribol também era uma ótima maneira de se aprender a nadar. Grande entusiasta da modalidade, Dario sempre lutou pela popularização do esporte genuinamente biriguiense.
também teve importante atuação como empresário comercial, sendo presidente da Acib de 1975 a 1985, e também do Sincomércio de Birigui.
O prefeito Leandro Maffeis decretou luto oficial de três dias no município. Dario inventou o Biribol, único esporte genuinamente brasileiro, levando o nome de Birigui para diversos países. Mais uma grande perda para nossa cidade”, lamentou o prefeito. “Em nome da Prefeitura de Birigui, deixo aqui meus mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos”, disse o prefeito.