Não permita que uma mente doente adoeça a sua! – Por Andressa Bailão
Um tempo atrás, encontrei uma grande amiga, um ser incrivelmente iluminado, mas que por algum motivo, naquele dia, mostrava-se bem abatida. “Era um direito dela se sentir assim”, “Há dias que só desejamos ficar quietinhos no nosso cantinho”; foram os pensamentos que tive naquela tarde. Entretanto, ao encontrá-la, recentemente, notei que aquele brilho havia diminuído ainda mais e que estava se tornando uma pessoa rancorosa. Depois de um breve diálogo, concluí que ela estava permitindo que uma mente doente adoecesse a dela.
Mentes doentes elevam o tom de voz quando não há argumentação e perturbam a sua paz espiritual em qualquer ambiente em que estejam.
Mentes doentes minam sua alegria e são capazes de te contagiar com desânimo e pessimismo, mesmo sendo você o ser mais incrível.
Mentes doentes dizem que você não é suficientemente capaz de realizar algo apenas porque a incapacidade delas reflete em você. Como já dizia um amigo: “Se uma pessoa não sabe fazer um pastel, sempre reclamará do seu”.
Mentes doentes jamais te darão voz, porque sempre elas serão a portadora de toda e absoluta verdade. Tua opinião jamais terá valor, porque aceitar que alguém tenha mais razão é inadmissível para uma mente doente.
Mentes doentes sempre encontram um culpado a quem responsabilizar pelos seus próprios erros e fazem com que acreditem que realmente são eles os culpados.
Mentes doentes são indivíduos que tentam se mostrar autoconfiantes, mas que na verdade são arrogantes e agem para intimidar com uma falsa superioridade.
Mentes doentes são incapazes de “amar” sem interesse e não aceitam que as pessoas mais felizes são aquelas completamente desapegadas de bens materiais e “status” social.
Mentes doentes são incapazes de aceitar o êxito alheio e, por isso, sempre minimizam as conquistas dos demais.
Mentes doentes exageram, inventam histórias e você dificilmente saberá em que acreditar.
Mentes doentes são negativas e com a convivência, essa postura irritadiça e desconfiada acaba sugando toda a sua energia.
Mentes doentes são gananciosas e a pessoa está disposta a conseguir o que deseja, aconteça o que acontecer. Elas querem tudo, seu mérito, sua paz e sua felicidade. A manifestação de alegria é inadmissível para uma mente doente.
E a melhor opção é se desintoxicar dessas mentes, enquanto ainda há tempo, a fim de que a sua também não adoeça. Nenhum dinheiro do mundo compra a paz que apenas uma mente doente tira de você; e como já dizia Leandro Karnal: “A vida é muito curta para perdermos tempo com babacas cheios de ódio”.