Cidades

Araçatuba avança no apoio aos coletores de material reciclável

Ajudar na remuneração dos coletores de recicláveis e também dar apoio de assessoria administrativa às cooperativas e associações formadas por eles. Estes são os principais pontos discutidos em uma reunião realizada nesta quarta-feira (20) entre representantes da Prefeitura de Araçatuba e a empresa especializada em soluções ambientais Pragma, de Brasília (DF). O encontro aconteceu no gabinete da prefeita Edna Flor.

Esta instituição atua como um elo entre segmentos que buscam soluções inovadoras para superar desafios e alavancar seus negócios fazendo a ligação entre empresas e cooperativas. Ela ajuda as empresas a atenderem às exigências da legislação ambiental ao mesmo tempo em que auxilia as cooperativas e associações de coletores na parte administrativa e comercial.

A técnica da Pragma, Michele Almeida, anunciou que, em Araçatuba, foi firmado um contrato com a Cooper Araçá, que hoje tem 19 membros e que trabalha com todo o material da coleta seletiva realizada na cidade. A partir de agora, os membros da cooperativa vão receber também uma ajuda financeira por produtividade, além de aprenderem sobre administração e venda. Ela também visitou a Acrepom. Nos próximos dias, ela também irá conhecer iniciativas como estas em outros municípios, como Andradina.

Michele explicou que a Pragma é especialista em logística reversa de embalagens pós-consumo e por isso oferece uma solução eficiente para que empresas de diferentes portes cumpram suas obrigações legais. Para os coletores está sendo oferecida a adesão ao Programa Recupera, que trabalha com logística reversa, atentando às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A Logística Reversa é um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos.

A prefeita Edna Flor disse que ficou muito entusiasmada com o trabalho e lembrou que Araçatuba hoje tem uma cultura forte de reciclagem. “Conseguimos reestruturar nosso aterro e por meio da coleta seletiva e de campanhas de conscientização estamos avançando muito neste sentido”, disse ela.

O secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Lucas Proto, apresentou os projetos realizados na cidade e salientou, também, que a administração tem buscado soluções constantes. “Temos uma diretriz muito focada na educação ambiental e manejo dos resíduos”, afirmou. 

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação 3

Share
Published by
Redação 3

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

1 ano ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

1 ano ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

1 ano ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

1 ano ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

1 ano ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

1 ano ago