Araçatuba

Sentença obriga implantação de leitos para saúde mental infantojuvenil

A Prefeitura de Araçatuba foi condenada pela Justiça a implantar, em um prazo de 180 dias, uma Unidade de Atendimento Infantojuvenil. Na mesma ação, ajuizada pelo promotor Joel Furlan, o governo estadual foi condenado a implantar no município 12 leitos hospitalares voltados a pacientes infantojuvenis que necessitem de tratamentos ligados à saúde mental. Em ambos os casos, o descumprimento da decisão acarretará em multa de R$ 1 mil, limitada a R$ 100 mil. Cabe recurso.

O inquérito que deu origem à ação teve início depois de inúmeras situações envolvendo crianças e adolescentes com problemas de surtos psicóticos, seja decorrente do uso de drogas, seja decorrente de doença mental.

Durante as apurações, ficou constatado que, segundo o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, existe uma demanda reprimida, pois o órgão não possui unidade de acolhimento infantojuvenil, mas somente atendimento ambulatorial. Da mesma forma, não há na Santa Casa leito hospitalar em saúde mental, para atendimentos de surtos psicóticos.

O inquérito ainda apurou que tanto a Secretaria Municipal de Saúde quanto a Diretoria Regional de Saúde (DRS-II) admitem o problema. A DRS-II, além de reconhecer a ausência de leitos hospitalares que deveriam existir na Santa Casa local, informou estar “à mercê do entendimento e decisão da Santa Casa de Araçatuba”.

“Vale dizer, por mais absurdo que possa parecer, o Estado está ‘nas mãos’ da Santa Casa, que é a prestadora de serviços do Estado”, diz o promotor na inicial. Já a Santa Casa informou à Promotoria que “a entidade não tem como ofertar leitos hospitalares psiquiátricos para crianças e adolescentes, bem como ser de total impossibilidade o atendimento aos pacientes da Saúde Mental, haja vista destoa da sua capacidade física e de especialidades, mormente à falta de profissionais da área em seu Corpo Clínico, fugindo totalmente dos objetivos da instituição”.

De acordo com o Ministério Público, o quadro explicita a grave situação da saúde mental na área da Infância e Juventude de Araçatuba. “Se de um lado o município não dispõe de Unidade de Acolhimento junto ao CAPS-i, de outro a DRS-II e a Santa Casa, que são os representantes do Estado, não disponibilizam leitos para a finalidade indicada. Não são serviços cumulativos, mas distintos e complementares”, diz a inicial.

Conforme a decisão da Justiça em Araçatuba, os documentos apresentados pelo Ministério Público demonstram situações concretas de casos em que crianças e/ou adolescentes necessitaram do serviço público de saúde de internação psiquiátrica ou atendimento especializado e não foram atendidas pela ausência da Unidade de Acolhimento InfantoJuvenil.

OUTRO LADO

A Prefeitura de Araçatuba informou que irá recorrer da decisão.

O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Araçatuba informou que foi notificado e está em tratativas com serviços regionais para tomar as providências necessárias.

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

7 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

9 meses ago