Birigui

1ª Semana de Combate ao mosquito Aedes acontece de 10 a 14 de fevereiro no Estado de SP

Engajar a sociedade civil, municípios e organizações públicas e privadas em atividades focadas na prevenção à dengue, chikungunya e zika vírus são os principais objetivos da1ª Semana de Combate ao Aedes, que acontece de 10 a 14 de fevereiro no Estado de São Paulo.

Segundo a Secretaria de Saúde de Birigui, o foco especial está no controle da proliferação do mosquito transmissor dessas doenças.

No decorrer da semana, cada município será responsável por desenvolver as ações de combate ao mosquito, com ações especiais no “Dia D”, que acontece na sexta-feira (14).

 A abertura da semana de combate ao Aedes ocorreu com o Encontro Estadual com Gestores Municipais, no dia 10, com o tema “Desafios da vigilância e controle de Arboviroses – cenário 2020”.

Foram abordados assuntos como os aprendizados de 2019, com compartilhamento de experiências de prefeituras, além de um panorama atual das Arboviroses no estado.

As ações seguem nesta terça-feira, dia 11. Em Birigui, o CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) é uma das repartições da Prefeitura de Birigui que está trabalhando na Semana de Combate.

“Combater o Aedes é uma tarefa coletiva. O apoio da população é imprescindível no sentido de contribuir para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito, uma vez que 80% dos focos são localizados dentro das residências”, disse a educadora de saúde Rosilene Oliveira Montanholi.

Segundo ela, cada um pode ajudar no enfrentamento ao mosquito com algumas atividades simples e que podem ser feitas diariamente.

Na foto, Rosilene orientando os alunos do CAC (Centro de Atendimento a Criança), da Vila Bandeirante. Os atendidos pelos CRASs também receberão orientações.

As principais dicas de prevenção são: deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

1 ano ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

1 ano ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

1 ano ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

1 ano ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

1 ano ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

1 ano ago