Desde 2007, quando foi criado o Programa Município Verde Azul, a Prefeitura de Birigui busca conquistar o Selo de “Município Verde Azul”, que reconhece as cidades que fazem gestão ambiental.
O Programa premia os municípios com melhor desempenho, levando em conta diversos quesitos ambientais, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental.
A qualificação para conquistar o Selo exige muito trabalho das prefeituras, já que o programa possui 10 diretivas: Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão de Águas; Qualidade do Ar; Uso do solo; Arborização urbana e Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
Os municípios devem colocar em prática 85 tarefas, divididas nas 10 diretivas. A ideia é fazer com que cada um deles produza políticas públicas que vão desde saneamento básico e preservação hídrica até a conscientização dos cidadãos locais.
O Governo do Estado de São Paulo atribui notas de zero a 100 ao resultado de tudo que foi feito no município durante um ano. Atingindo a nota mínima de 80, ele está apto a continuar aprimorando as ações, conquistando o Selo e continuando a desenvolver novas iniciativas sustentáveis para a população.
“O programa visa medir a gestão ambiental de cada município e conquistar o Selo mostra que Birigui faz gestão ambiental com eficiência”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Birigui, Juliano Salomão.
Antes da gestão 2017/2020, o município de Birigui chegou no máximo a 27,16 pontos, média realizada em ações do ano de 2012 até 2016. Em 2019, Birigui somou 82.78. A premiação de 2019 foi entregue nesta quinta-feira, 5 de março de 2020, em São Paulo.
Agora, com o Selo, Birigui está credenciada a buscar verbas no FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).
EM SÃO PAULO
Na manhã desta quinta-feira (5) o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e o secretário municipal de Meio Ambiente, Juliano Salomão, estiveram no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, onde ocorreu a premiação dos municípios qualificados para o Selo de Município Verde Azul e a certificação aos municípios que conquistaram o Selo.
Também estiveram no evento o diretor de Educação Ambiental da Prefeitura de Birigui, Jefferson Rabal, a chefe de seção de Urbanismo e Ocupação do Solo Urbano e Rural, Gabriela Barbosa, e o motorista da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Luciano Pacco.
Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, apenas 13% contam com o Selo. “Estamos em um seleto grupo que faz gestão ambiental. Cuidar do meio ambiente é deixar uma cidade melhor para os nossos filhos e netos. Parabéns equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Birigui”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.
A entrega do Selo em São Paulo reuniu várias autoridades, entre elas o governador João Doria, o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
“Todos os municípios que aqui virão receber o prêmio merecem os aplausos e o reconhecimento. Nós temos o dever de fomentar políticas públicas que vão ao encontro do desenvolvimento sustentável. Este programa nos aproxima das prefeituras para entendermos suas demandas e unirmos esforços”, falou o governador João Doria.
PRINCIPAIS AÇÕES
Para conquistar o Selo de Município Verde Azul, a Secretaria de Meio Ambiente de Birigui da gestão 2017/2020 desenvolveu mais de 80 ações. As principais foram:
* Criação do PROMEA (Programa de Educação Ambiental)
* Execução do Parque Natural Valdemar Salmeirão
* Execução do Centro de Educação Ambiental
* Piloto de Agrofloresta Urbana
* Plano de combate a erosões
* Plano de mata atlântica
* Criação do fundo municipal de meio ambiente
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…