Birigui

Birigui cria ambulatório especializado em feridas e ostomias para atender pacientes da cidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui iniciou os atendimentos no Ambulatório de Feridas e Ostomias. O serviço recém-criado no município, que visa acolher os pacientes com ostomia ou com feridas crônicas de forma humanizada e individualizada, já está sendo elogiado pelos pacientes.

“Estava muito assustado, mas o acolhimento e o atendimento especializado me mostrou que posso superar a fase e conseguir viver bem. Não é coisa do outro mundo”, afirmou o aposentado Anísio da Silva, de 67 anos, após passar por atendimento no serviço especializado nesta segunda-feira (04/04).

O aposentado foi encaminhado para o Ambulatório de Feridas e Ostomia, após receber alta médica. Ele passou por cirurgia no dia 18 de março para a retirada de um tumor no reto. Ostomizado permanente, ele vai ser um dos pacientes acompanhado no novo serviço instalado no Centro Médico.

Os atendimentos no local são de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 12h30, mediante agendamento. Os pacientes são encaminhados após passarem pelo sistema público de saúde. O Centro Médico fica na praça Gumercindo de Paiva Castro, s/nº, Centro.

QUALIDADE DE VIDA

O coordenador da Atenção Básica, Fernando Gonçalves Silva, disse que atualmente Birigui tem uma média de 60 pacientes ostomizados e 200 portadores de feridas crônicas como úlceras venosas, que buscam esse tipo de atendimento médico especializado. “Esse público agora terá toda a atenção que necessita para a manutenção de sua saúde”, disse o coordenador.

O acompanhamento aos pacientes é feito por uma equipe de múltiplos especialistas, composta por enfermeira, técnico de enfermagem, nutricionista e psicólogo. No ambulatório, os doentes são recebidos pela enfermeira Tassia Paludeto Silveira e pela técnica de enfermagem Flávia Leticia Ramos.

A enfermeira Tassia contou que o paciente terá sua saúde monitorada e será orientado sobre como fazer uso dos suprimentos que recebe mensalmente para a manutenção de sua condição. “Nosso objetivo é evitar o agravamento de problemas de saúde por falta de informação, além de promover qualidade de vida para esses doentes”, relatou.

Além dos doentes encaminhados pelo serviço municipal de saúde, a equipe do Ambulatório de Feridas e Ostomias, também está realizando busca ativa dos doentes que necessitam do serviço. A ideia é formar um cadastro atualizado, com dados e necessidades dos pacientes.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

8 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

9 meses ago