Ranking de 2020 divulgado no último dia 5 de junho pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) coloca Birigui em 1º da região e em 14º entre municípios de grande porte do Brasil para a promoção da saúde vinculada ao saneamento básico.
A edição de 2020 do ranking reúne 1.857 cidades do Brasil, entre as quais 270 consideradas de grande porte (mais de 100 mil habitantes). A base de dados é o Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS1).
De um total de 500 pontos possíveis, Birigui chegou a 498,07 e superou a média nacional de 496,23 pontos, ficando entre o grupo de cidades incluídas no quesito “rumo à universalização”. Os indicadores avaliados são relativos ao ano de 2018.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Juliano Salomão, além de Birigui estar em primeiro lugar da região, o município obteve colocação de destaque no Estado de São Paulo e no Brasil.
“A colocação de Birigui no ranking ABES supera cidades de grande porte, como Bauru, Ribeiro Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Londrina, Foz do Iguaçu e Maringá”, disse Salomão.
O secretário lembrou que a divulgação do ranking da ABES veio durante Semana do Meio Ambiente e mostra o excelente trabalho que a administração está realizando em seus setores, entre eles o meio ambiente.
Para o prefeito Cristiano Salmeirão, a colocação de Birigui mostra que a cidade vem cumprindo de forma adequada e normatizada todos os procedimentos com relação ao saneamento básico dentro do município.
“Parabéns aos profissionais da Prefeitura de Birigui envolvidos neste trabalho. A colocação de Birigui é digna de elogios, já que a ABES coloca o município entre as cidades de grande porte do Brasil”, frisou o prefeito.
Confira, abaixo, o desempenho de Birigui nos indicadores avaliados. O estudo pode ser baixado pelo link da ABES (http://abes-dn.org.br/wp-content/uploads/2020/06/Ranking_2020_V4_.pdf).
Ranking ABES 2020
Categorias:
1 – Rumo à universalização: Acima de 489 pontos
2 – Compromisso com a universalização: 450 a 489 pontos
3 – Empenho para universalização: 200 a 449,99 pontos
4 – Primeiros passos para a universalização: abaixo de 200 pontos
Perfil de Birigui
Abastecimento de água: 100,00%
Coleta de esgoto: 100,00%
Tratamento de esgoto: 100,00%
Coleta de resíduos sólidos: 98,07%
Destinação adequada de resíduos sólidos: 100%
DRSAI: 19,6
Possui plano de saneamento? sim
Pontuação: 498,07
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…