Birigui

Birigui participa de projeto do Instituto Butantan para mapeamento de variantes da covid-19

Birigui participa a partir da próxima semana do projeto do Instituto Butantan para o mapeamento e sequenciamento genômico do vírus SARS-CoV-2. O objetivo é acelerar o processo de testagem dos casos suspeitos de covid-19 e identificar as variantes que circulam na cidade.

As amostras serão coletadas no Pronto Socorro Municipal e na UBS 1 (Unidade Básica de Saúde) da Vila Bandeirantes e serão encaminhadas para análise no Lab Móvel, laboratório itinerante do Instituto Butantan que ficará em operação na praça Rui Barbosa, em Araçatuba, até o dia 25 de outubro.

Lá, por sua vez, especialistas vão realizar o diagnóstico e, então, separam as amostras positivas para iniciar o sequenciamento e identificar as variantes. O diagnóstico sai em 24h, contadas a partir do momento que as amostras chegam ao contêiner, enquanto o sequenciamento leva de três a seis dias.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa, disse que além de agilizar os resultados, o mapeamento fornecerá indicadores das variantes na cidade. “A partir disso, teremos dados que nos ajudarão nas decisões de gestão da parte preventiva contra a doença”, afirmou.

PROJETO LAB MÓVEL

O sequenciamento é necessário porque os vírus sofrem mutações, ou seja, alterações em seus códigos genéticos, gerando variantes. Para realizar o mapeamento das variantes é necessário, em primeiro lugar, extrair o RNA da amostra coletada.

Em um segundo momento, essas moléculas passam por um processo de conversão para DNA que, posteriormente, é multiplicado em diversas cópias que são inseridas no sequenciador. Um computador libera os resultados e a análise é realizada por especialistas, conhecidos como bioinformatas.

O veículo, equipado com alta tecnologia, possui três sequenciadores genéticos, extrator de DNA, centrífuga, seladora, geladeira e freezer para armazenamento de amostras, entre outros. O investimento total foi de R$ 3 milhões. Esta será a quarta parada do laboratório itinerante que já testou mais de 7000 amostras.

Além de Birigui, outros 13 municípios da região serão mapeados conforme o Instituto Butantan, sendo eles, Araçatuba, Avanhandava, Andradina, Barbosa, Buritama, Glicério, Guararapes, Ilha Solteira, Mirandópolis, Penápolis, Pereira Barreto, Suzanápolis e Valparaíso.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

1 ano ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

1 ano ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

1 ano ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

1 ano ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

1 ano ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

1 ano ago