Birigui

Câmara de Birigui aprova criação de nova CP para investigar suposto áudio de Leandro Maffeis sobre ‘gabinete do ódio’

Após um grupo de munícipes protocolar uma denúncia contra o Prefeito Municipal de Birigui por meio do Requerimento 329/2023, os vereadores da Câmara discutiram e aprovaram a abertura da 3ª Comissão Processante de 2023. A comissão deve investigar um possível áudio enviado pelo prefeito Leandro Maffeis, em que, segundo os munícipes, o chefe do poder executivo teria incitado a utilização de um “gabinete do ódio” contra seus opositores.

Na sessão de ontem (1º) foram sorteados os vereadores que integrarão a Comissão, sendo eles o vereador Marcos Antonio Santos (Marcos da Ripada – União Brasil), a vereadora Osterlaine Henriques Alves (Dra. Osterlaine – União Brasil) e o vereador Luiz Roberto Ferrari (PSDB). Esse último assumiu o cargo de vereador em virtude do afastamento do vereador Andre Luis Moimas Grosso (Andre Fermino – PSDB).

Sessão

Ainda na sessão de ontem, foram aprovados três projetos de Lei Ordinária e sete projetos de Decreto Legislativo. Quatro PLOs foram adiados, sendo que três deles são oriundos do Poder Executivo Municipal e o outro tem autoria do vereador Fabiano Amadeu de Carvalho (Pô Birigui – Cidadania). Acesse o resumo.

Ademais, conforme o Requerimento 341 de 2023, o vereador Luiz Roberto Ferrari (PSDB) assumiu o posto em virtude do afastamento do vereador Andre Luis Moimas Grosso (Andre Fermino – PSDB), por sete dias, para tratar de assuntos particulares.

Projetos aprovados

Ao todo, três projetos de Lei Ordinária tiveram êxito no plenário da Câmara. Foram eles os PLOs nº 75, 91 e 100 de 2023. O projeto nº 75, aprovado com a Mensagem Aditiva nº 8 de 2023, é oriundo do Prefeito Municipal de Birigui, Leandro Maffeis, e tem o objetivo de realocar recursos orçamentários para atender despesas com a manutenção do ensino, como a aquisição de equipamentos e materiais permanentes.

O projeto nº 91 também conta com autoria do Poder Executivo Municipal e tem o objetivo de utilizar recursos do Governo Estadual, oriundos do contrato BB/FECOP nº 48/2022, para investir no tratamento de resíduos sólidos, o que inclui a coleta seletiva desses resíduos e a aquisição de equipamentos para coleta.

Por sua vez, o PLO nº 100 é de autoria do vereador Marcos Antonio Santos (Marcos da Ripada – União Brasil) e visa tombar o Paço Municipal, hoje transformado em “Paço das Artes”, além de outras providências, a fim de proibir qualquer destruição ou descaracterização, ampliação, demolição e mutilação do imóvel em questão.

Os projetos de Decreto Legislativo nº 4, 5, 6, 8, 10, 11 e 12 de 2023 foram aprovados. Ou seja, todos os projetos de Decreto tiveram resultado favorável na última sessão. Para saber mais sobre esses projetos e seus homenageados, acesse a publicação anterior sobre a 20ª Sessão Ordinária.

Projetos não apreciados

Os PLOs nº 92, 97, 98 e 99 de 2023 foram adiados conforme os requerimentos nº 343, 344, 345 e 342 de 2023, respectivamente. O projeto nº 92, adiado por pedido de vista, considera a necessidade do uso de algumas salas de aula da FATEB, por conta de uma reforma na E.M. Roberto Clark, e busca repassar crédito adicional especial para custeio de despesas operacionais em cumprimento ao termo de cooperação mútua firmado entre as partes.

O PL nº 97, adiado por 14 dias, com autoria do vereador Fabiano Amadeu de Carvalho (Pô Birigui – Cidadania), declara os jogos de ação paintball e airsoft como prática esportiva no âmbito do município de Birigui. Entre os objetivos do projeto, está a inclusão dessas atividades no rol de esportes reconhecidos e apoiados pelo poder público local.

Já o projeto nº 98, também adiado por 14 dias, autoriza o município de Birigui a contratar operações de crédito com outorga de garantia com a Desenvolve SP (Agência de Fomento do Estado de São Paulo), além de outras providências. As operações serão destinadas à aquisição de veículos para a frota municipal.

O PLO nº 99, adiado por 21 dias, autoriza o município a abrir crédito adicional suplementar nas leis n° 7.201/2022, 7.145/2022 e 7.067/2021, a fim de garantir recursos que serão utilizados para aquisição de implementos agrícolas e manutenção dos equipamentos e tratores da Patrulha Agrícola.

Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

1 ano ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

1 ano ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

1 ano ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

1 ano ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

1 ano ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

1 ano ago