A aposentada Valdeide Tereza dos Santos Santana, de 79 anos, e sua filha, Lucilene Tereza de Santana, 58 anos, moradoras do bairro Colinas, realizaram o exame de mamografia na carreta do programa Mulheres de Peito. “Fizemos o exame como prevenção e para cuidar de nossa saúde”, disse Lucilene.
Ao todo, 503 mulheres acima de 35 anos fizeram o exame gratuito na unidade móvel do Governo do Estado, trazido para Birigui em parceria com a Secretaria de Saúde. A carreta ficou estacionada entre os dias 22 de fevereiro e 5 de março no Parque do Povo.
Sirley Melin, 59 anos, aproveitou o último dia da carreta no município para fazer o exame e elogiou a iniciativa. “Todos os anos faço a mamografia para prevenção do câncer de mama. Essa carreta em Birigui ajudou bastante por oferecer praticidade para nós mulheres fazermos o exame”, afirmou.
AVALIAÇÃO
A secretária adjunta de Saúde, Maraiza Mitie de Macedo Martins, avaliou como positiva a vinda da carreta-móvel para a cidade. “Conseguimos atender uma parcela da população que se afastou dos postos de saúde por causa da pandemia. E ainda atingimos a meta de 500 exames”, destacou.
Conforme Maraiza, as mulheres que não conseguiram fazer a mamografia na carreta ainda podem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima e solicitar o exame com a enfermeira do posto, que será realizado por meio de agendamento.
O prefeito Leandro Maffeis e a primeira-dama, Silvana Caetano Gomes Leal Milani, visitaram a carreta no sábado (5), último dia de atendimentos. “Agradeço ao governo estadual por atender nosso pedido e disponibilizar esse programa para as mulheres de nossa cidade. A prevenção continua sendo a melhor maneira de evitar doenças como o câncer de mama”, pontuou Maffeis.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…