O comércio de Birigui voltará a funcionar a partir da segunda-feira (1º) com algumas restrições. O prefeito Cristiano Salmeirão (PTB) divulgou a informação na manhã desta sexta-feira (29), durante live em sua página no Facebook.
O chefe do Executivo explicou que Birigui se encontra na região administrativa de Araçatuba e, de acordo com o Plano São Paulo, está na fase laranja (ou fase 2). Nessa etapa, podem funcionar com restrições: atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios e comércio.
Equipes da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e da Acib (Associação Comercial de Birigui) vão auxiliar os comerciantes sobre as medidas que deverão ser adotadas.
Justiça
Salmeirão deverá publicar um decreto neste sábado (30) regulamentando a volta dessas atividades. O prefeito aguarda nesta sexta a decisão de um mandado de segurança contra o decreto do governo estadual, para verificar como ficará a situação de outros setores do município.
Segundo o prefeito, caso não haja um resultado judicial dessa ação, salões de beleza, barbearias, academias, bares, restaurantes e similares, não poderão abrir a partir da próxima segunda, pois ficam fora da etapa 2 do Plano São Paulo.
“Essa questão eu judicializei para dar segurança aos empresários. Não sou demagogo. Gosto das coisas corretas. Poderia fazer um decreto para abrir tudo e todos iriam se preparar para retomar suas atividades. Em quatro dias, viria o Ministério Público e mandaria fechar tudo. Não posso ser irresponsável”, afirmou Salmeirão.
Não concordou
Três tentativas da Prefeitura de Birigui de reabrir o comércio não deram certo, por determinação do MP.
Porém, Salmeirão disse que não concorda com a classificação de Birigui no Plano São Paulo, pois entende que não se pode medir o município da mesma forma que outros, como Araçatuba, São José do Rio Preto e São Paulo.
“Deveríamos estar na fase 3. Birigui está fazendo a lição de casa. Não temos ninguém internado com covid-19 na Santa Casa e na Unimed”, disse o prefeito. “Para mim, na verdade, todas as atividades já deveriam ter sido retomadas no dia 11 de maio”, concluiu.
Transporte público e educação
Salmeirão destacou que até o fim da tarde desta sexta tomará uma decisão em relação ao retorno do transporte público. Ele disse que o fechamento do terminal rodoviário e a proibição de circulação de ônibus, vans e similares na cidade colaborou para os baixos índices de contaminação e mortes por coronavírus.
Sobre a volta das aulas, o prefeito esclareceu que a decisão depende do governo estadual. Ele disse que existe a previsão de que as escolas voltem a funcionar no dia 20 de julho. De acordo com Salmeirão, todas as unidades estão preparadas para receber os alunos novamente.
Por fim, o chefe do Executivo pediu responsabilidade na volta do comércio. “Utilize o comércio apenas se precisar. Peço também que vá ao comércio somente uma pessoa por família”, assinalou Salmeirão.
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…