Birigui

Covid-19: vacinação de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades começa nesta terça (18)

A Secretaria de Saúde de Birigui inicia, nesta terça-feira (18/01), a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. De acordo com a pasta, neste primeiro momento, serão vacinados apenas os menores que possuem comorbidades ou deficiência permanente. 

Serão pontos exclusivos para a vacinação as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Santo Antônio e Colinas, das 8h às 12h. O município recebeu 500 doses da vacina pediátrica da Pfizer, autorizada para aplicação. O esquema vacinal prevê duas doses com intervalo de 8 semanas.

Os pais ou responsáveis devem apresentar laudo médico que comprove a condição dos pequenos (exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica), desde que conste o CRM do médico. Também poderão ser utilizados os cadastros já existentes nas unidades de saúde.

É necessário levar também a certidão de nascimento ou documento de identidade, comprovante de endereço, CPF ou cartão do SUS da criança. Para agilizar o atendimento, os pais devem fazer o pré-cadastro dos filhos no site www.vacinaja.sp.gov.br, clicando no botão “Crianças até 11 anos”.

“A vacina é segura e eficaz, sendo fundamental que as crianças com fatores de risco sejam vacinadas o quanto antes com as doses para evitarmos complicações pela doença”, afirmou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa.

COMORBIDADES

As comorbidades definidas pelo PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde para tomar a vacina são: insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias; talassemia.

Entram também doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritimias cardíacas; cardiopatias congênitas; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; síndrome de Down; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; doença cerebrovascular; doença renal crônica.

Completam também a lista a hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3; hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

1 ano ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

1 ano ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

1 ano ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

1 ano ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

1 ano ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

1 ano ago