A Prefeitura de Birigui entregou nesta quinta-feira, 6 de agosto, seu primeiro Centro de Referência de Integração Social [CRIS I], novo espaço para atividades esportivas e recreativas da Secretaria Municipal de Esportes.
Denominado “Sylvio Gajardoni”, o CRIS I fica na avenida José Ravagnani, 79, esquina com a avenida Achelino Moimáz, na divisa dos bairros Ivone Alves Palma (Ivoninha) e Thereza Maria Barbieri.
“A meta da administração é construir outras unidades do CRIS em diferentes bairros de Birigui, aumentando o acesso das pessoas às atividades gratuitas da Secretaria Municipal de Esportes”, disse o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão.
O CRIS I vai funcionar todos os dias da semana. De segunda-feira a sábado ficará aberto das 8h às 18h. Já aos domingos funcionarão a academia e o playground, que também atenderão das 8h às 18h.
ATO SEM AGLOMERAÇÃO
Na tarde desta quinta-feira (6) o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e o secretário municipal de Esportes, Ivan Ribeiro, fizeram a última vistoria no prédio. Também estiveram presentes o secretário de Obras, Saulo Giampietro, e o secretário adjunto de Esportes, Branquinho Estábile.
Fazendo revezamento para evitar aglomerações, servidores que irão trabalhar no local conheceram a estrutura do prédio, que conta com quadra de basquete 3, quadra de vôlei de areia, sala multiuso para aulas de dança/artes marciais, playground, espaço gramado para lazer e academia ao ar livre.
O investimento foi de R$ 278 mil, sendo R$ 243 fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Baleia Rossi. Com contrapartida do governo municipal, o CRIS I foi construído em uma área de 2.155 metros quadrados.
Segundo o prefeito Cristiano Salmeirão, o CRIS é mais uma oportunidade que a administração oferece para crianças, jovens, adultos e o público da melhor idade participarem de atividades esportivas, recreativas e sociais.
“O CRIS é um novo e moderno complexo esportivo/lazer para variadas atividades. Que a população faça bom uso deste Centro”, comentou o prefeito.
CRIS “SYLVIO GAJARDONI”
Sylvio Gajardoni nasceu em São José do Rio Pardo, em 1893. Sua família mudou para Birigui em 1913, passando a residir no bairro Patrimônio Santo Antônio.
Casado com Ariela Affini, tiveram o primeiro filho, Antenor, primeira criança a nascer em Birigui. Como o município não tinha cartório, a criança foi registrada em Penápolis.
O casal teve, ainda, dez filhos e adotou outros dois. Sylvio e Ariela eram conhecidos por valorizar a família e sempre ajudavam o próximo.
Sylvio foi lavrador, tropeiro, meeiro, caixa de loja de tecidos e Subdelegado de Polícia em Birigui, quando não havia delegados designados para a cidade.
Adquiriu conhecimentos da medicina após residir com um médico em Cravinhos, que lhe ensinou a preparar vários remédios, todos manipulados na época.
Como gostava de ajudar o próximo, passou a ler livros de medicina e colaborar com muitas pessoas que não tinham assistência médica.
Sylvio sempre é lembrado como um ser humano nobre, de alma generosa, que ajudou muitas pessoas de Birigui.
A denominação do CRIS I com seu nome é uma homenagem do prefeito Cristiano Salmeirão, por meio da lei municipal número 6.754, de 16 de agosto de 2020.
NETO
Representando a família Gajardoni, o neto do homenageado, Marquinho Gajardoni, participou do ato de entrega do CRIS I.
Convidado pelo prefeito, Marquinho fez o descerramento da fita inaugural do prédio. Marquinho também foi o primeiro a fazer uma cesta na quadra de basquete 3 do local.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…