O Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais continua nesta terça-feira, dia 1º de dezembro, com as ações da 13ª Campanha Estadual “Fique Sabendo”.
A campanha é feita anualmente em comemoração ao Dezembro Vermelho e ao Dia 1º de dezembro: Dia Mundial da Luta Contra a AIDS.
Organizadas pela Secretaria de Saúde de Birigui, as ações começaram dia 30 de novembro e seguem até o dia 4 de dezembro em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Especialidades (Praça Gumercindo Paiva Castro, Centro, antigo pronto-socorro).
Foram intensificadas as ações de prevenção e testagem para HIV e Sífilis. Além disso, a equipe de profissionais do CTA também atende em uma tenda de testagem montada em frente a algumas UBS.
Nesta terça-feira, dia 1 de dezembro, os trabalhos serão na UBS 2, do bairro Toselar. O atendimento será das 8 às 12h.
É importante ressaltar que para participar da testagem nas unidades em que a tenda estará montada não é necessário residir no bairro da área ao qual a UBS pertence.
Acompanhe o calendário das ações:
SEGUNDA-FEIRA, 30/11/2020, das 8 às 12 horas – UBS 01 CIDADE JARDIM – Já feita, a ação realizou 100 exames.
TERÇA-FEIRA, 01/12/2020 das 8 às 12 horas – UBS 02 TOSELAR
QUARTA-FEIRA, 02/12/2020 das 8 às 12 horas – UBS 06 TIJUCA
QUINTA-FEIRA, 03/12/2020 das 8 às 12 horas – UBS 09 SANTANA
SEXTA-FEIRA, 04/12/2020, das 8 às 12 horas – UBS 05 SANTO ANTÔNIO
De acordo com o coordenador do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Caio César Mafi Silva, os exames são indicados àqueles que nunca fizeram o teste e possuem vida sexualmente ativa, fez sexo oral, vaginal ou anal sem uso de camisinha ou o preservativo rompeu, se tem ou teve tuberculose e hepatites, se tem ou teve alguma IST, se compartilhou seringas e agulhas; e se está grávida ou pretende engravidar.
“O diagnóstico precoce dessas doenças permite que o tratamento seja feito o mais rápido possível, trazendo a cura no caso da Sífilis e o controle da doença no caso dos pacientes com AIDS, promovendo maior qualidade de vida e impedindo a transmissão para outras pessoas”, explicou o coordenador.
O tratamento para essas infecções sexualmente transmissíveis são garantidos pela rede de saúde municipal através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Serviço de Assistência Especializada (SAE).
O Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites virais resaltou que os testes rápidos são feitos com punção digital (parecido com exame de glicemia) e levam cerca de 15 à 30 minutos para sair os resultados, sendo que os pacientes podem levar seus resultados na hora.
Para participar das ações da campanha é obrigatório o uso de proteção facial.
“Que as pessoas que procurarem os testes estejam preferencialmente portando um documento com foto (RG ou CNH) e não é necessário jejum para a coleta do sangue”, completou Caio.
Para obter mais informações sobre a campanha basta ligar para telefone (18) 3643-6262 ou procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…