Em resposta ao Ministério Público do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Birigui informou que já está realizando ações e medidas (com parceiros) após a retomada das atividades econômicas no município.
Ofício do MP enviado ao prefeito Cristiano Salmeirão, assinado pela 6ª Promotora de Justiça Claudia Maria Bussolin Curtolo, a promotora solicita ao chefe do Executivo “intensificação da fiscalização no que se refere ao número de horas que o comércio e locais de prestação de serviços estão com suas portas abertas, bem como o uso de máscaras pelos transeuntes, alertando-os da necessidade de se resguardarem, e, por fim, se o caso, sejam aplicadas multas pela Vigilância Sanitária em caso de descumprimento dos protocolos sanitários específicos”.
O ofício, de número 169/6ª PJ – ctc, foi recebido pelo prefeito de Birigui nesta terça-feira, dia 2 de junho.
Segundo o prefeito, desde o dia 1º de junho, quando o Governo do Estado de São Paulo autorizou (Decreto Estadual 64.994/2020) a flexibilização das atividades econômicas, separando as regiões do Estado por fases/cores.
“A Prefeitura de Birigui tem adotado medidas para cumprir o decreto do Governo do Estado de São Paulo, que classifica o município na fase 2 (laranja). Essa fase retomou no último dia 1º de junho as atividades econômicas do comércio e setores de imobiliárias, concessionárias e escritórios”, disse o prefeito.
Para o prefeito, as medidas que estão sendo tomadas visam preservar vidas. “Pedimos para que somente um membro da família saia de casa. Que essa pessoa use máscara de proteção facial e abuse do uso do álcool em gel nos estabelecimentos que visitar”, completou o prefeito de Birigui.
“Estamos retomando as atividades econômicas de Birigui com máxima responsabilidade e total preocupação com a preservação da vida humana”, concluiu o prefeito.
O QUE ESTÁ SENDO FEITO EM BIRIGUI após o decreto que trata da retomada das atividades econômicas
1-instituição de um Plano de Retomada das Atividades Econômicas de Birigui (PRAEBI).
2-parcerias com Associação Comercial e Industrial de Birigui (Acib); Sindicado das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi) e Sincomércio de Birigui para orientar os envolvidos na retomada das atividades econômicas.
3-confecção e distribuição de um folder educativo com orientações práticas para o comércio e prestação de serviços.
4-criação de um canal via telefone fixo, o chamado TIRA DÚVIDAS, para informações sobre o regramento para a retomada das atividades/ flexibilização (3643-6237 Secretaria de Saúde de Birigui). Um segundo telefone foi oferecido pela Acib, parceira da prefeitura (3649-4222).
5-disponibilização de links no site da Prefeitura de Birigui (e seus parceiros) com os protocolos sanitários do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.
6-presença de agentes da Vigilância Sanitária nas ruas e estabelecimentos comerciais, visando orientar presencialmente os comerciantes, comerciários e consumidores. Os agentes estão com uniformes e crachás da Secretaria de Saúde de Birigui.
7-confecção e distribuição gratuita de máscaras de proteção facial para famílias de baixa renda por parte do Fundo Social de Solidariedade de Birigui.
8-orientações diárias aos moradores: notas publicadas no site oficial da administração, em sua página no Facebook, envio de notas aos veículos de comunicação, envio de áudios para as rádios da cidade.
9- criação do Comitê de Crise para Enfrentamento da COVID-19 [CCEC]. * ação de 23 de março de 2020, porém o comitê orienta e colabora com as ações destacadas acima.
10-decreto municipal que mantém fechado o terminal urbano rodoviário em Birigui, visando evitar aglomeração.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…