Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:
- O Ministério Público disse que Prefeitura de Birigui deve seguir o decreto do governador de São Paulo, João Doria, durante teleconferência realizada nesta quarta-feira (22) com representantes da administração municipal, Acib (Associação Comercial de Birigui) e Sincomércio.
- Birigui tem dez casos confirmados de coronavírus. Aguardam resultados de exames 12 casos suspeitos da doença. Três óbitos estão sob investigação. Vinte e sete casos suspeitos foram descartados, pois os exames deram negativo.
- As aulas nas creches e escolas municipais de Birigui permanecem suspensas por tempo indeterminado.
- O Terminal Rodoviário de Birigui continua fechado, bem como a entrada e a circulação de ônibus na cidade.
- UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui estão atendendo pacientes com suspeita ou sintomas de síndrome gripal à tarde, como medida para evitar o contágio na UBS. No período da manhã o atendimento médico fica destinado à demanda espontânea, pré-natal e procedimentos como medicações, curativos, retirada de pontos, vacinas, troca de receitas, suspeita de dengue e urgências odontológicas.
- Entrega dos alimentos do Kit Merenda será feita nos dias 22 (quarta-feira) e 23 de abril (quinta-feira).
- O governador do Estado de São Paulo, João Doria, prorrogou até o dia 10 de maio a quarentena em todas as cidades paulistas, para enfrentar o coronavírus. Assim, somente os serviços essenciais estão autorizados a funcionar.
- Doria disse nesta quarta que as propostas dos setores produtivos para a reabertura gradual de comércios e serviços não essenciais serão submetidas à análise do Centro de Contingência do coronavírus de São Paulo. Ele reforçou a manutenção permanente do diálogo com os setores produtivos e empresariais, mas frisou que as atuais regras da quarentena só serão alteradas de forma heterogênea a partir de 11 de maio.
- Segundo o Ministério da Saúde, Brasil tem 2.906 mortes e 45.757 casos de coronavírus. São Paulo tem 1.134 mortes e 15.914 casos.
- O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
- Tomar vitamina C e propólis ajuda a prevenir contra o vírus? Não há nenhuma evidência de que a utilização de vitamina C, própolis ou outra substância protejam contra o novo coronavírus. Portanto uma alimentação saudável é muito mais recomendável.
- Máscaras caseiras podem ajudar na prevenção contra o novo coronavírus? Sim. A partir de abril de 2020, o Ministério da Saúde passou a recomendar à população brasileira o uso de máscaras e a orientar a produção de máscaras caseiras, de pano, como alternativa mais simples para a proteção das pessoas e forma de conter a propagação de Covid-19.