Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:
- Birigui tem 53 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 41 pessoas estão curadas. Aguardam resultados de exames dez casos suspeitos da doença. Um óbito está sob investigação. Oitenta e cinco casos suspeitos foram descartados, pois os exames deram negativo.
- Governo do Estado apresenta nova fase do Plano São Paulo. Capacidade hospitalar e evolução de casos de coronavírus definem retomada de setores produtivos em 17 regiões do estado a partir de 1º de junho.
- O Terminal Rodoviário de Birigui continua fechado, bem como a entrada e a circulação de ônibus na cidade.
- UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui estão atendendo pacientes com suspeita ou sintomas de síndrome gripal à tarde, como medida para evitar o contágio na UBS. No período da manhã o atendimento médico fica destinado à demanda espontânea, pré-natal e procedimentos como medicações, curativos, retirada de pontos, vacinas, troca de receitas, suspeita de dengue e urgências odontológicas.
- O governador de São Paulo, João Doria, prorrogou a quarentena em todo o Estado até o próximo dia 31 de maio, para conter o avanço do coronavírus.
- Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
- As secretarias estaduais de Saúde confirmam no país 399.632 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2), com 25.035 mortes. Estado de São Paulo registra 6.712 mil mortes por coronavírus e 89.483 casos positivos da doença.
- O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
- Qual é a recomendação para quem suspeite que pode estar com o coronavírus? Em 80% dos casos, os sintomas de coronavírus são leves, semelhantes a uma gripe. Nestes casos, o essencial, segundo a Organização Mundial da Saúde, é evitar sair de casa. O Ministério da Saúde recomenda ficar em repouso e tomar bastante água. Se precisar sair, deve-se evitar circular em lugares fechados, com muitas pessoas e com pouca ventilação. Além disso, é preciso entender que ir ao trabalho ou à escola com sintomas de gripe implica expor potencialmente outras pessoas à doença. Além disso, ao espirrar, deve-se colocar o antebraço ou um lenço na frente do nariz e boca; utilize lenço descartável para higiene nasal; não compartilhe talheres, copos, toalhas e demais objetos pessoais; e mantenha uma distância mínima de um metro de qualquer pessoa.
- É preciso ter algum cuidado especial com as roupas? Não é necessário, basta lavá-las normalmente com água e sabão.