Fique por dentro das principais notícias a respeito do
coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à
doença:
- O Comitê de Crise para Enfrentamento da COVID-19 (CCEC) se reuniu na manhã desta quinta-feira (26) na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Birigui.
- Em Birigui, existem dez casos suspeitos de coronavírus, que aguardam resultado de exames. Não existe nenhum caso positivo da doença na cidade até o momento.
- Empresas signatárias do Pacto Global da ONU e empresários parceiros lançaram a campanha “União à Saúde” para arrecadar insumos hospitalares para o pronto-socorro, Santa Casa e rede municipal de saúde de Birigui, para minimizar o impacto da pandemia do coronavírus.
- As fábricas de calçados de Birigui suspenderão suas atividades a partir de 31 de março até 13 de abril.
- UBS do Toselar e ruas do centro de Birigui receberam higienização para combater o coronavírus.
- Secretarias estaduais de Saúde contabilizam 2.617 infectados em todos os estados. Foram registradas as primeiras mortes em GO e em SC; são 63 mortos em todo Brasil, sendo 48 deles em São Paulo.
- O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
- A infecção pelo coronavírus pode provocar sintomas graves? Sim. Embora a maioria das pessoas infectadas apresente sintomas leves a moderados, o novo coronavírus pode provocar sintomas mais graves e, inclusive levar à morte. No entanto, até o momento, as formas mais graves têm se manifestado em populações já reconhecidamente vulneráveis a outros vírus respiratórios, como idosos, crianças, pessoas com doenças crônicas ou imunodeprimidas.
- Como o coronavírus é transmitido? As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato está ocorrendo. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.