Fique por dentro das principais notícias a respeito do
coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à
doença:
- Em Birigui, existem 22 casos suspeitos de coronavírus, que aguardam resultado de exames. Não existe nenhum caso positivo da doença na cidade até o momento. Um dos casos suspeitos foi descartado, pois o exame deu negativo.
- Pesquisa do Instituto Quanty mostrou que 62% da população considera excelentes e boas as ações da Prefeitura de Birigui em relação à prevenção contra o coronavírus. A pesquisa também apontou que 80% dos moradores da cidade estão preocupados ou muito preocupados com a doença.
- Na região, são dois casos positivos da doença. Um foi registrado em Araçatuba e outro em Penápolis.
- O comércio e as aulas das creches e escolas municipais continuam com suas atividades suspensas em Birigui. A entrada e circulação de ônibus, vans e similares na cidade continuam restritas até o próximo dia 5 de abril.
- Secretarias estaduais de saúde contabilizam 4.830 infectados em todos os estados e 175 mortos, sendo 113 no Estado de São Paulo.
- O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
- Como é feito o diagnóstico do coronavírus? A partir da coleta de amostras respiratórias de pacientes considerados suspeitos, são realizados testes baseados em técnicas de biologia molecular.
- Existe alguma vacina, medicamento ou tratamento para o Covid-19? Ainda não. Até o momento, não há vacina nem medicamento antiviral específico para prevenir ou tratar o Covid-2019. No entanto, as pessoas afetadas devem receber cuidados para aliviar os sintomas. Pessoas com doenças graves devem ser hospitalizadas. A maioria dos pacientes se recupera graças aos cuidados de suporte.