Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:
- Birigui tem agora 35 casos confirmados de coronavírus. Aguardam resultados de exames 18 casos suspeitos da doença. Um óbito suspeito de covid-19 está sob investigação. Cinco óbitos foram descartados após exames negativos. Quarenta e oito casos suspeitos também foram descartados, pois os exames deram negativo.
- O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, disse que a flexibilização da quarentena dependerá da população, que deve fazer o isolamento social, pois o governo estadual estuda reabrir a economia e adotar medidas de relaxamento da quarentena de combate ao coronavírus em municípios que respeitarem essa medida.
- O governador João Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos, a partir de quinta-feira (7).
- Já em Birigui, decreto tornará obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços a partir de amanhã (6).
- O Terminal Rodoviário de Birigui continua fechado, bem como a entrada e a circulação de ônibus na cidade.
- UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui estão atendendo pacientes com suspeita ou sintomas de síndrome gripal à tarde, como medida para evitar o contágio na UBS. No período da manhã o atendimento médico fica destinado à demanda espontânea, pré-natal e procedimentos como medicações, curativos, retirada de pontos, vacinas, troca de receitas, suspeita de dengue e urgências odontológicas.
- O governador do Estado de São Paulo, João Doria, prorrogou até o dia 10 de maio a quarentena em todas as cidades paulistas, para enfrentar o coronavírus. Assim, somente os serviços essenciais estão autorizados a funcionar.
- As secretarias estaduais de Saúde confirmam no país 110.156 casos do novo coronavírus, com 7.485 mortes. Em São Paulo, são 32.187 casos confirmados da doença e 2.654 mortes.
- O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
- É verdade que tem se estudado o uso do plasma sanguíneo de pacientes recuperados da Covid-19 no tratamento da doença? Sim. O Ministério da Saúde tem apoiado instituições e monitorado diariamente pesquisas que objetivam identificar um tratamento efetivo para a Covid-19. Entre elas, em especial um consórcio de estudos que utilizará o plasma sanguíneo convalescente de pacientes recuperados da doença. O procedimento consiste na transfusão do plasma (a parte líquida do sangue) de um paciente curado para uma pessoa infectada. Nessa terapia, espera-se que os anticorpos presentes no plasma forneçam imunidade às pessoas com a doença.
- Para higienização, na falta de água na torneira, é possível lavar as mãos usando água de uma garrafa pet ou de um outro reservatório qualquer? Sim, sendo água limpa, não tem problema.