Birigui

Financiamento imobiliário em Birigui cresce 12,99% e supera R$ 729 milhões no mês de fevereiro

O financiamento imobiliário do sistema bancário de Birigui alcançou o valor de R$ 729.840.073 milhões em fevereiro, crescimento de 12,99% comparado ao mesmo período de 2020. A abertura de empresas da construção civil no primeiro trimestre é um dos reflexos da movimentação financeira. 

As informações foram compiladas do Bacen (Banco Central do Brasil) e divulgadas pelo Observatório de Inteligência Econômica, projeto da SDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) da Prefeitura Municipal de Birigui.

O crescimento do indicador traz boas expectativas para a economia biriguiense tendo em vista que os financiamentos imobiliários são alavancadores do setor da construção civil e de sua cadeia produtiva, cuja importância é decorrente da capacidade multiplicadora positiva do segmento.

ABERTURA DE EMPRESAS

Entre as empresas abertas na cidade entre janeiro e março, relacionadas ao segmento da construção civil se destacam: obras de alvenaria com 28 empreendimentos; instalação e manutenção elétrica com 10 empresas; serviços de pintura em edifício em geral com 7 unidades.

A lista inclui ainda a abertura de três empresas de fabricação de artigos de serralheria; duas unidades de aplicação de revestimentos e resina em interiores e exteriores; duas empresas de comércio varejista de tintas e materiais de pintura; entre outras.

Os financiamentos imobiliários desencadeiam a movimentação da economia local ao acionarem as engrenagens do setor da construção e de sua cadeia produtiva, envolvendo desde uma pequena reforma residencial, passando pela construção de uma casa, prédio ou galpão industrial.

Esse processo impulsiona a demanda de lojas de materiais de construção; elétricas e hidráulicas; casas de tintas; serralherias; madeireiras; contratação de construtores; carpinteiros; encanadores; gesseiros; vidraceiros; eletricistas, entre outros.

DESENVOLVIMENTO

O efeito de encadeamento movimenta todos os setores importantes da economia: comércio, serviços e indústria. A administração municipal está trabalhando para a criação de um ambiente acolhedor aos investidores, empreendedores e ao desenvolvimento das empresas locais.

“Apesar da pandemia e das adversidades do início do ano, a cidade se destaca pela resiliência e capacidade de atrair novos investimentos. Birigui apresenta expressivo crescimento demográfico, portanto, oportunidades para novos loteamentos e construção residencial”, disse o secretário da SDE, Nivaldo Albani.

O projeto Observatório de Inteligência Econômica tem por objetivo suprir as demandas de informações e conhecimento dos agentes econômicos do município, além de subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a geração de emprego, renda e ao desenvolvimento local. Os relatórios divulgados pela SDE estão disponíveis no site sedecti.org.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

1 ano ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

1 ano ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

1 ano ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

1 ano ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

1 ano ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

1 ano ago