A Secretaria de Saúde de Birigui, por meio do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites virais, realizará a Campanha de Testagem Rápida para Hepatite B e C.
Trata-se da Campanha Julho Amarelo, que será de 27 a 31 de julho, com o objetivo promover ações de prevenção e diagnóstico precoce das hepatites virais.
Em função da pandemia de coronavírus e as orientações do Programa Estadual de Hepatites Virais, esse ano a Campanha Julho Amarelo será restrita, sem ações que promovam aglomeração de pessoas. Também não acontecerá o Dia D da campanha.
Segue, abaixo, a Campanha Julho Amarelo 2020:
De 27 a 31 de Julho
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizará a testagem para Hepatites B e C somente em pessoas acima de 40 anos.
Os testes rápidos devem ser agendados previamente pelo telefone (18) 3643-6262. O atendimento é das 7h às 13 horas, de segunda à sexta-feira.
Para não haver espera e aglomeração de pessoas no CTA, os testes serão agendados durante a semana da campanha por horários, sendo assim, quem tiver interesse deve agendar seu exame via telefone e não pessoalmente, pois as vagas são limitadas a capacidade segura de atendimento do serviço.
As Hepatites B e C são doenças causadas por vírus que prejudicam o fígado e silenciosas na maioria dos casos, ou seja, não apresentam sintomas.
Elas podem levar a problemas graves como a cirrose, câncer e em alguns casos causar diabetes. Podem ser transmitidas por relações sexuais ou uso de objetos que entraram em contato com sangue contaminado, como agulhas e seringas, lâminas de barbear, escova de dentes, materiais de manicures e estúdios de tatuagem quando não esterilizados.
Existem tratamentos disponíveis no SUS para quem tem Hepatite B ou C, o que pode levar a cura de muitos casos.
Em Birigui o acompanhamento e tratamento desses pacientes é feito pelo Serviço de Assistência Especializada, onde são realizadas consultas periódicas, exames de rotina e fornecimento das medicações.
Segundo a Secretaria de Saúde de Birigui, a população-alvo da campanha são as pessoas com mais de 40 anos, porque, segundo o Ministério da Saúde, estima-se que no Brasil existam 700 mil pessoas infectadas e que maioria delas se infectou em transfusões realizadas antes de 1993 (quando ainda não existiam testes para detectar o vírus nos bancos de sangue ou ao compartilhar seringas).
Cabe ressaltar que os Testes Rápidos são feitos com punção digital (parecido com exame de glicemia) e levam cerca de 30 minutos para sair os resultados, sendo que os pacientes podem levar seus resultados na hora.
É importante que as pessoas que procurarem os testes estejam preferencialmente portando um documento com foto (RG ou CNH) e não é necessário jejum para a coleta do sangue.
Na data do exame será obrigatório o uso de máscara e as pessoas que estiverem com sintomas gripais na data do exame deverão agendar nova data de coleta.
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) fica anexo ao Centro de Especialidades, na Praça Gumercindo de Paiva Castro, sem número, Centro.
Para mais informações sobre a campanha ligar no telefone (18) 3643-6262.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…