O movimento Noroeste com Vida, criado no início da pandemia da covid-19 para fortalecer o sistema público de saúde da região, doou para a Prefeitura de Birigui 1.000 testes RT-PCR para diagnóstico da covid-19.
Do Laboratório Fleury, o teste RT-PCR doado é considerado padrão ouro no diagnóstico da doença. Sua detecção é confirmada após amostra obtida de raspado de nasofaringe.
Segundo a Secretaria de Saúde de Birigui, os testes serão oferecidos aos pacientes que receberem atendimento no pronto-socorro municipal.
“Cada tubo para o teste conta com um código de barra de identificação, que será cadastrado no site oficial do Laboratório Fleury. O médico responsável pela solicitação do teste poderá acessar o resultado pela internet”, explicou Eliel Robson, servidor da Secretaria de Saúde de Birigui e um dos responsáveis pela Central de Acolhimento covid-19 no município.
Na foto acima, doação feita nesta terça-feira, dia 28 de julho, no setor administrativo do Pronto-Socorro de Birigui.
A Central também foi idealizada e colocada em prática pelo movimento Noroeste com Vida, com apoio da Prefeitura de Birigui, Sinbi, Acib e demais parceiros.
“Birigui está dentro de um programa de parceria público-privado. Por meio do Noroeste com Vida já instalamos a Centro de Acolhimento covid-19 e recebemos diversas doações de EPIs para o enfrentamento da doença”, explicou Eliel Robson.
De acordo com os parceiros envolvidos, os testes no pronto-socorro visam aumentar a testagem para a população, já que após consulta médica nas UBSs tem acesso ao teste no drive thur montado na UBS 1.
“O nosso objetivo é o diagnóstico rápido e o isolamento vertical, ou seja, o isolamento dos contactantes junto ao portador de covid-19. Desta forma estamos reduzindo a transmissão do vírus”, completou Eliel.
O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, agradeceu o apoio do movimento. “Em nome da administração, muito obrigado ao Noroeste com Vida e seus parceiros”, disse o chefe do Executivo.
PILOTO
Birigui é a cidade piloto da noroeste paulista que conta com uma Central de Acolhimento.
O acolhimento com classificação de risco é realizado por equipe da central, devidamente supervisionada por profissional técnico da saúde, que realizará a triagem e encaminhará o paciente à UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou serviço de saúde equivalente para atendimento médico.
A pessoa pode ter a recomendação para ficar em casa, caso seja o mais pertinente, mas nesse caso terá também acompanhamento depois.
Também pode ser feito encaminhamentos pertinente à atenção especializada e, se necessário, a realização de testes para a Covid-19, de acordo ao critério médico. Dependendo dos resultados, o médico responsável realiza a conduta necessária.
O Departamento de Vigilância é acionado para acompanhamento do paciente, orientá-lo em intercorrências, e se necessário, auxilia na remoção novamente a uma unidade de saúde.
Os fones da Central são: (18) 3637-8090 ou 99614-8482.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…