Birigui

Prefeito Cristiano Salmeirão quer abrir comércio com aval do STF

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, informou na manhã deste sábado, 18 de abril, que pretende encontrar uma maneira legal para abrir o comércio, desde que exista um regramento para o enfrentamento e o combate ao novo coronavírus.

Em recente decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), foi garantida autonomia a prefeitos e governadores determinarem medidas para o isolamento social, entre elas o fechamento ou não do comércio e outras restrições.

Em “live” feita no seu Facebook na última sexta-feira, 17, Salmeirão lembrou que tentou abrir o comércio por duas vezes em Birigui, porém foi recomendado pelo MP/SP (Ministério Público de São Paulo) a fechar as portas com relação aos decretos municipais de autorização de funcionamento de óticas, salões de beleza e cabeleireiros.

“Temos casos nas cidades de Rio Preto e São José dos Campos, onde as prefeituras anunciaram flexibilização das regras de isolamento e ampliação da lista de serviços que podem funcionar”, citou o prefeito à assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui.

REUNIÃO – Cristiano Salmeirão disse que na próxima quarta-feira, dia 22 de abril, deverá estar reunido com promotores de justiça do município. A meta do encontro será para tratar da possível abertura do comércio de Birigui, desde que com algumas regras.

“É possível conviver com o comércio aberto e fazendo o isolamento social. Só irão ao comércio quem realmente necessitar, sendo apenas um membro da família, fazendo um revezamento na entrada do estabelecimento, que deverá utilizar máscaras, luvas e fornecer álcool em gel”, disse o prefeito de Birigui.

“Temos que seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde e fazer uma flexibilização preservando a saúde das pessoas. A saúde é fundamental, porém a saúde financeira do comércio também deve receber atenção”, citou.

Em recente pesquisa do Sistema de Monitoramento Inteligente do Estado de São Paulo, o município de Birigui foi destaque regional com 50% de isolamento social.

“O isolamento deve continuar, porém podemos ter um regramento para a flexibilização do funcionamento do comércio”, salientou Salmeirão.

Além do isolamento social destaque na região, Birigui está entre as cidades com o menor número de infectados pelo coronavírus. Junto com a Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), vamos preparar cartilhas de como atender o público nesse período de enfrentamento a doença. Todo esse trabalho está sendo feito em conjunto com o Comitê Municipal de Crise e Enfrentamento a Covid-19, Secretaria Municipal de Saúde e profissionais da Santa Casa”, completou o prefeito.

Com informações da Assessoria de Imprensa da PREFEITURA DE BIRIGUI

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação 2

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

7 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

9 meses ago