A Prefeitura de Birigui e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) realizaram nesta quinta-feira, dia 17 de dezembro, o Seminário “Os diferentes atores na construção da agenda 2030 das Nações Unidas”.
Realizado no Sesi Birigui, o evento lançou o livro “Não deixe ninguém para trás”, um material construído pelas equipes técnicas da CNM e de Birigui, que seguiram compromissos da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).
“O livro foi incorporado como uma ferramenta de gestão nacional e faz parte da Mandala ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da CNM. No cotidiano de nossas atividades e ações, procuramos seguir os 17 ODS, visando melhorar o bem-estar da população”, explicou o diretor da Comissão Executiva Municipal dos 17 ODS, Eliel Robson.
Estiveram presentes no seminário o Coordenador de Cooperação Internacional da CNM e do Projeto InovaJuntos, Maurício Zani, e o assessor da CNM Marcelo Barbieri. Eles foram recebidos pelo prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão.
Também participaram do evento os secretários municipais Nelson Giardino (Desenvolvimento Econômico), Paulo Bernardes (Cultura e Turismo), além de diretores da Prefeitura e autores do livro lançado.
“Precisamos disseminar e explicar o que são os 17 ODS. Os objetivos precisam fazer parte do nosso cotidiano. É uma mudança de comportamento que todos nós devemos ter. A agenda global no mundo conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário”, falou o coordenador Maurício Zani.
Também presente no seminário, o advogado, consultor em Direito e Gestão Público e integrante do movimento internacional Advogados Sem Fronteira, Tadeu Saravalli, questionou o representante da CNM.
“Considerando que restam um pouco mais de 3.650 dias para 2030, gostaria que você comentasse sobre o impacto da continuidade ou descontinuidade deste propósito dos 17 ODS”, falou o advogado e consultor em Gestão Pública.
Segundo o representante da CNM, o pacto é uma iniciativa voluntária que procura fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.
“Hoje já são mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo. O Pacto Global é composto pelos 17 ODS e possui 169 metas estabelecidas para os signatários desenvolverem até o ano de 2030. Eles estão sob gestão em dimensões estratégicas: institucional, meio ambiente, social e econômico. Temos que trabalhar para dar continuidade nas metas”, respondeu Maurício.
O seminário terminou às 12h e às 15 desta quinta-feira (dia 17) a Prefeitura de Birigui entregou a obra de reforma da Praça Vergínia Rodrigues Archilla Galdeano, que fica na esquina da avenida João Cernach com a rua Nove de Julho, próximo ao terminal rodoviário.
A praça ganhou totens com os 17 ODS da ONU, que foram distribuídos pelo espaço. O local ganhou nova iluminação, novo piso, espaço para caminhada, playground com acessibilidade, entre outras melhorias.
Os representantes da CNM e demais autoridades visitaram a praça.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…