Birigui

Prefeitura adia por 15 dias retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Birigui

A Prefeitura de Birigui decidiu adiar por 15 dias a volta às aulas presenciais nas 35 unidades da rede municipal de ensino, em virtude do atual cenário da covid-19. A retomada, em formato híbrido, com revezamento entre aulas presenciais e remotas, estava prevista para a próxima segunda-feira (8/3).

Desta forma, as aulas seguirão de forma remota, como acontece desde o dia 2 de fevereiro. Os pais deverão continuar retirando as atividades impressas nas escolas para os filhos realizarem em casa, de acordo com as datas estabelecidas pelas equipes gestoras de cada unidade escolar.

A decisão pelo adiamento é da Secretaria Municipal de Educação, com base em recomendação da Secretaria Municipal de Saúde, referendada pelos membros do Comitê de Crise para Enfrentamento da Covid-19, em reunião realizada na última terça-feira (2/3).

FASE VERMELHA

E também com base na portaria SME 24/2020, cuja instrução é pelo não retorno presencial das aulas com Birigui na fase vermelha do Plano São Paulo. A cidade vai regredir para a etapa mais rigorosa do plano a partir deste sábado (6/3), conforme anunciado hoje pelo governo estadual e válido para todos os municípios do Estado.

Foram levadas em conta ainda a ocupação de leitos de UTI Covid que está em 100% na Santa Casa, as recentes ocorrências de casos positivos e suspeitos da doença entre servidores das escolas municipais e o impacto da transmissão da doença com circulação de pais e alunos com o retorno às aulas.

“Apesar de todas as escolas estarem preparadas para o retorno seguro das aulas, com a previsão de 35% dos alunos em sala e distanciamento entre as carteiras conforme o plano de biossegurança da Educação, a falta de leitos e o agravamento da doença em nossa cidade nos preocupa”, disse o prefeito Leandro Maffeis.

RESPONSABILIDADE

Conforme a secretária de Educação, Iládia Cristina Marin Amadio, uma nova avaliação será feita entre os dias 15 e 19 de março para definir o retorno. “A retomada das aulas será feita com muita responsabilidade, respeitando todos os protocolos sanitários contra a covid-19”, afirmou.

As escolas já possuem alguns itens de proteção individual e materiais de higiene, como máscaras para reposição, face shields (para professores e equipe de apoio), álcool em gel 70%, termômetros, luvas, totens para álcool em gel e sabonete líquido. Mais materiais estão sendo adquiridos.

O adiamento das aulas presenciais começou a ser avaliado no dia 25 de fevereiro, quando secretários municipais, servidores das vigilâncias Epidemiológica e Sanitária e a diretoria do Sisep se reuniram para tratar sobre a situação da pandemia na cidade.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

7 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

8 meses ago