O prefeito de Birigui, Leandro Maffeis, encaminhou ao Legislativo projeto de lei que reajusta em 10,50% o salário de todos os servidores públicos municipais em 2022. A data-base da categoria é 1º de março. O reajuste, se aprovado pela Câmara, será sentido a partir da folha de pagamento de abril.
O objetivo do projeto é a revisão geral dos padrões de vencimentos, com base no cálculo médio de três índices – IPCA, IPC e INPC, conforme a lei municipal 5.010/2008. O reajuste concedido pela administração está acima da variação inflacionária, que ficou em 10,09% no acumulado dos últimos 12 meses.
O percentual foi aprovado em assembleia realizada pelo Sisep (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Birigui). Com relação ao vale-alimentação e prêmio assiduidade, o percentual do reajuste já foi apresentado ao sindicato e será encaminhado ainda neste mês à Câmara Municipal.
Conforme o prefeito, a revisão do reajuste salarial objetiva permitir a recuperação do poder de compra dos servidores.
REPOSIÇÃO
O projeto prevê também reposição salarial de 5,92%, a ser concedida de maneira escalonada, em duas parcelas de 2,96%, em 2023 e 2024. Além da recomposição, os servidores terão direito ainda ao percentual do reajuste anual na data do dissídio, também aprovado pelo Sisep.
“O valor é referente à perda que os trabalhadores tiveram pela inflação durante a pandemia, quando por lei federal ficamos impedidos de conceder o reajuste aos servidores”, justificou Maffeis. O último reajuste ocorreu em 2020, quando os salários tiveram correção de 3,86%.
No ano passado, a Lei Federal Complementar 173, que garantiu socorro aos Estados e municípios durante a pandemia, congelou salários de servidores federais, estaduais e municipais e vetou aumento de gastos de pessoal até dezembro de 2021.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…