A Prefeitura de Birigui iniciou nesta quarta-feira, dia 29 de julho, obra de melhoria da rede responsável pelo envio de afluentes de esgoto do Núcleo Habitacional Thereza Maria Barbieri até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Segundo as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Obras, serão duplicados 650 metros do emissário existente no bairro. A obra está sendo feita pela Saneast Engenharia, de Astorga-PR, que venceu a licitação, e deve terminar em 180 dias.
A administração está investindo R$ 422.825,91 para fazer a duplicação da rede, que há anos apresenta problemas em sua estrutura. O governo municipal trabalhou para conquistar o recurso junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).
De acordo com o diretor de Coleta e Tratamento de Água, Luis Fernando Fernandes Mistrinel, no entroncamento entre o emissário do Ribeirão Baixotes e o do Córrego Biriguizinho há um estrangulamento devido a configuração do encontro entre os dois.
“O objetivo da obra é resolver este problema. O sistema atual conta com emissário de concreto de 80 centímetros de diâmetro. Teremos uma duplicação da rede, sendo essa com material mais resistente e mais moderno, com 60 centímetros de diâmetro”, explicou Mistrinel.
O secretário de Meio Ambiente de Birigui, Juliano Salomão, disse que a obra é a primeira parte de um projeto que irá instalar cerca de 3,5 quilômetros desta nova tubulação.
Além disso, já está aprovada a segunda etapa da obra, que irá ampliar mais 965 metros.
“Evitaremos problemas em dias de chuvas e qualquer risco de poluição do Córrego Biriguizinho e do Ribeirão Baixotes. Esta área já vem sendo muito castigada há anos. Essa obra irá resolver esse problema”, completou Juliano Salomão.
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…