Birigui

Prefeitura de Birigui publica mais dois decretos sobre a pandemia do coronavírus

A Prefeitura de Birigui publicou nesta segunda-feira, dia 29 de junho, mais dois decretos com medidas que visam o enfrentamento da pandemia da covid-19.

Os decretos estão no Diário Oficial Eletrônico do Município (www.birigui.sp.gov.br, banner Diário Oficial).

O decreto municipal 6.656/2020 suspende o Plano de Retorno Gradual das Atividades Econômicas de Birigui, ou seja, só poderão atender no comércio da cidade os estabelecimentos que oferecem serviços essenciais à população.

A medida segue decreto estadual sobre a quarentena, que determina aos municípios que estão na faixa vermelha atender somente com o essencial.

“Infelizmente Birigui está na faixa vermelha e os números da covid-19 estão aumentando. Temos que ter o apoio dos moradores, que devem fazer o isolamento social”, falou o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão.

O Governo do Estado de São Paulo prorrogou a quarentena de 29 de junho até 14 de julho. O retorno do comércio para atividades não essenciais está previsto para o dia 15 de julho.

TERMINAL E ÔNIBUS

O Diário Oficial desta segunda-feira (29) também traz o decreto municipal número 6.676/2020, que suspende até o dia 15 de julho o atendimento do terminal rodoviário de passageiros, o transporte coletivo urbano de passageiros no município e a entrada de transporte passageiro na cidade.

Segundo o prefeito, a medida visa evitar que pessoas infectadas pela covid-19 de outras cidades entrem em Birigui, aumentando o número de casos positivos da doença.

A suspensão do circular coletivo também é uma medida eficaz, já que evita a circulação das pessoas. “O vírus circula com as pessoas circulando. Por isso o isolamento social é fundamental”, completou o prefeito.

Desde o início da pandemia da covid-19 o prefeito Cristiano Salmeirão já assinou 27 decretos municipais com medidas de enfrentamento ao coronavírus.

Entre os decretos assinados, está o de número 6.592, de 23 de março de 2020, que instituiu em Birigui o Comitê de Crise para Enfrentamento da COVID-19 [CCEC].

O Comitê é responsável pelo plano de ação, prevenção e contingência em resposta à pandemia, sendo que acompanhará a evolução do quadro epidemiológico do coronavírus no município.

Os profissionais do comitê definem medidas de saúde necessárias para a prevenção, controle do contágio e o tratamento das pessoas afetadas com o coronavírus.

TELEATENDIMENTO MÉDICO

Visando evitar aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pronto-socorro e demais unidades de saúde do município, a Prefeitura de Birigui criou um teleatendimento médico para moradores com sintomas gripais.

A medida foi uma determinação do prefeito Cristiano Salmeirão e visa, também, evitar a contaminação e proliferação do coronavírus, causador da doença covid-19.

“O teleatendimento médico faz com que as pessoas não procurem por unidades de saúde desnecessariamente. A principal meta é atender, por telefone, pacientes com sintomas gripais (de leve a moderado), como febre, coriza, dor de cabeça, dificuldade para respirar, tosse seca, entre outros”, explicou o prefeito.

O atendimento à distância é feito feito por um médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Os telefones para o atendimento aos moradores (exclusivo para pessoas com síndromes gripais) são:

(18) 3643-6268 (ramal 218)

(18) 3643-6233 (ramal 273)

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

1 ano ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

1 ano ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

1 ano ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

1 ano ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

1 ano ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

1 ano ago