O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretária de Saúde confirmou o primeiro caso positivo de sarampo em Birigui. A divulgação foi feita na segunda-feira (2), após confirmação do Instituto Adolf Lutz.
A pasta informou que I.N., do sexo masculino, de 38 anos, morador do bairro Parque das Paineiras, viajou para a Argentina no dia 2 de agosto, retornando para Birigui no dia 11 de agosto.
Após a viagem, I.N. foi atendido no Departamento de Vigilância Epidemiológica de Birigui, apresentando febre, exantema (erupções cutâneas vermelhas) e dor de garganta.
Depois da notificação e coleta de amostra do sangue para sorologia, a Secretaria Municipal de Saúde fez o bloqueio vacinal nas pessoas que entraram em contato com o morador do Paineiras.
Em 2018 Birigui não registrou casos de sarampo. O caso divulgado é o primeiro de 2019. Informações sobre vacinação contra o sarampo podem ser obtidas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Birigui.
O Ministério da Saúde programou um reforço das ações contra o sarampo no Brasil. A meta é reduzir a incidência e gravidade da doença nos menores de um ano de idade.
Neste momento, o Ministério da Saúde recomenda uma dose da vacina tríplice viral, que deve ser aplicada em crianças de 6 a 11 meses de idade.
Esta ação se justifica devido ao risco aumentado de complicações, hospitalizações e mortalidade pelo sarampo neste grupo e a necessidade de oferecer proteção a esses bebês.
Os pais devem levar seus filhos (com a carteirinha da vacinação) na UBS mais próxima de suas residências. A vacina é oferecida gratuitamente.
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…