Birigui

Pronto Socorro e UBS 1 passam a ser referência para casos de síndrome gripal em Birigui a partir desta sexta-feira (7)

A Secretaria de Saúde de Birigui informa que o Pronto Socorro Municipal e a UBS 1 (Unidade Básica de Saúde) do bairro Vila Bandeirantes passam a ser referências para os atendimentos de síndromes gripais a partir desta sexta-feira (07/01).

Gestores da pasta e do pronto socorro estiveram reunidos hoje para definir o plano de ação para o enfrentamento de casos respiratórios, associados à covid-19 e ao novo surto de gripe, que aumentaram nos últimos dias no município. O plano segue os informes técnicos do Ministério da Saúde.

O quadro de funcionários do Pronto Socorro foi aumentado e os espaços físicos reorganizados para a prestação de um atendimento adequado à população, com acolhimento, testagem para os casos sintomáticos e consulta médica. Os atendimentos são 24 horas por dia.

Já na UBS 1 os atendimentos serão de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, mas é necessário ligar no 0800-570 7770 para fazer o agendamento. A equipe de atendentes está sendo reforçada para prestar as orientações necessárias aos munícipes e agendar as consultas.

“As pessoas que estiverem com sintomas gripais, como febre, tosse, coriza, dor no corpo e dor de garganta podem ligar no 0800 ou procurar o Pronto Socorro. Já em casos de falta de ar, o paciente deve procurar imediatamente o pronto-socorro”, explicou a secretária de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino.

CUIDADOS

Os atendimentos de pessoas com síndromes respiratórias aumentaram após as festas de Natal e Ano Novo no pronto-socorro. Entre os dias 17 e 24 de dezembro foram feitos 501 atendimentos na unidade. Já entre os dias 25 e 31 de dezembro foram 963 atendimentos. Entre os dias 1º e 3 de janeiro foram 535 atendimentos.

A secretária de saúde reforça que a prevenção continua sendo fundamental, sendo que os cuidados devem ser os mesmos adotados durante toda a pandemia, como usar máscara, higienizar as mãos frequentemente, usar álcool em gel, manter distanciamento e evitar aglomeração.

“É importante também que as pessoas se vacinem contra a covid-19 para evitar casos graves da doença. Hoje temos 6.473 pessoas que não tomaram a segunda dose e 23.031 que não foram receber a dose adicional. Faço um apelo para que as pessoas completem o esquema vacinal e tomem a terceira dose. Está mais que comprovado que vacinas salvam vidas”, completou Cássia.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

7 meses ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

8 meses ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

8 meses ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

8 meses ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

8 meses ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

9 meses ago