Birigui

Secretaria de Assistência Social de Birigui abre acolhimento provisório para população de rua se proteger do frio

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Assistência Social, abre nesta quarta-feira (28/07) um ponto de acolhimento temporário para moradores em situação de rua se protegerem do frio. A medida foi tomada devido à forte onda de frio prevista para chegar à cidade nesta semana.

A casa de acolhimento fica na rua Santa Tereza, 365, com entrada pelo portão lateral do Fundo Social de Solidariedade. O local estará aberto a partir das 18h para as pessoas pernoitarem. Serão oferecidos cama individual com colchão, cobertores e alimentos. Um espaço para os pets também foi preparado.

“Nossa maior preocupação com este frio intenso que está previsto é os moradores de rua. Eles conhecem as leis e sabem que têm o direito de ir e vir, por isso, alguns são resistentes e não aceitam nossa ajuda. Mas queremos muito ajudá-los e todos serão muito bem-vindos”, disse a secretária de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani.

De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), as temperaturas em Birigui irão cair a partir de quarta-feira, com mínima de 11°C, chegando a mínima de 3º C na quinta (29) e zero grau na sexta-feira (30). O frio intenso deve durar até a próxima semana, conforme as previsões.

ACOLHIMENTO

A Secretaria de Assistência Social conta com equipe técnica que realiza abordagem social com o intuito de encaminhar os moradores de rua para os serviços da rede de proteção assistencial do município. O trabalho foi intensificado por conta do inverno e os que recusaram acolhimento já receberam cobertores.

Um dos serviços oferecidos no município é o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). No local as pessoas em situação de rua recebem café da manhã e almoço e podem usar o local para fazer higiene pessoal e lavar roupas, tudo gratuitamente.

O Centro POP auxilia ainda na retirada de documentos pessoais, oferece atividades individuais e cursos profissionalizantes. Neste mês, 80 pessoas – do município e imigrantes – já foram atendidas na unidade, que fica na rua Roberto Clark, 236. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

As pessoas que buscam oportunidades para deixar a situação de rua são encaminhadas para o serviço de Acolhimento Institucional, onde ficam residindo por um período. Atualmente, 10 pessoas estão acolhidas no abrigo, que fica na rua Belmont, 310.

No local elas recebem auxílio para a reinserção no mercado de trabalho, passam por atendimentos assistencial e psicológico e participam de oficinas. “Nosso principal objetivo é que essas pessoas deixem as ruas e reconquistem sua autonomia, com respeito e dignidade”, afirmou Silvana, secretária de Assistência Social.

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui

Compartilhe esta notícia com seus amigos
Redação

Recent Posts

Policial penal é agredido com espetos de aço durante fuga de detentos do CR de Birigui

Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…

1 ano ago

Homem é morto após tentar tomar arma de policial durante abordagem

Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás

1 ano ago

Operação Lesa Pátria: PF cumpre mandados em Birigui e Araçatuba

Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria

1 ano ago

Câmara de Birigui votará relatório de CP que investiga possíveis irregularidades na gestão de Leandro Maffeis

Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…

1 ano ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Birigui divulga relação com 26 vagas de emprego

As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio

1 ano ago

Programa Qualifica SP abre inscrições para diversos cursos em Birigui

Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…

1 ano ago