O setor moveleiro de Birigui foi reconhecido, na quinta-feira (11/3), como APL (Arranjo Produtivo Local) pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Esse reconhecimento é concedido para as cidades que possuem potencial econômico em determinados setores. O município já conta com este título no ramo calçadista.
Na prática, isso possibilitará aos empresários do setor alguns benefícios, por exemplo, o acesso a linhas de créditos, investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo estadual, possibilidade de benefícios fiscais, prioridade em participação de projetos de fomento econômico produtivo, entre outros.
“Agora, a cidade passa a contar oficialmente com dois polos vocacionais, reconhecidos pelo governo estadual, fortalecendo ainda mais o nosso setor produtivo. Isso impulsiona o desenvolvimento econômico local e regional, com atração de novos investimentos públicos e geração de emprego e renda”, comemorou o prefeito Leandro Maffeis.
CHAMAMENTO PÚBLICO
Para conseguir o reconhecimento do APL moveleiro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico fez um estudo e identificou 110 empresas, com predominância de microempresas, que correspondem a 82,73% do universo produtivo e juntas empregam 869 trabalhadores. Um projeto foi elaborado e inscrito no chamamento público aberto pelo governo estadual.
“Quando assumimos a secretária, em janeiro, esse processo estava parado e perto de vencer. Resolvemos dar andamento para que Birigui conseguisse esse APL. Fizemos o projeto demonstrando todo o potencial econômico da cidade no setor e, agora, conseguimos esse importante reconhecimento”, explicou Nivaldo Albani, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.
Conforme o secretário, a próxima etapa será consolidar esse reconhecimento do Arranjo Produtivo Local entre os empresários do setor para, junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, conquistar os benefícios e políticas públicas de fomento ao setor, conquistando assim mais espaço no competitivo mercado.
“Vamos nos reunir com a Associação Comercial e os empresários para passar as informações sobre a importância do APL e os benefícios. Precisamos que os empresários façam adesão ao projeto para podermos cumprir as novas etapas e desenvolver ainda mais esse segmento que tanto cresce na nossa cidade”, completou o secretário.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…