A Secretaria Municipal de Saúde começou a vacinar os profissionais de saúde contra a Covid-19 no final da tarde desta quarta-feira (20). A primeira biriguiense imunizada foi a técnica em enfermagem Maria de Lourdes Cantor, de 61 anos, que atua há quase 40 anos na saúde e hoje trabalha no Pronto Socorro e UTI da Santa Casa da cidade
Lourdinha, como é chamada carinhosamente, recebeu a primeira dose da vacina em um ato simbólico realizado no Centro de Especialidades Médicas. “Eu já tive coronavírus de forma assintomática. Então, esse é um momento de muita alegria. Que essa vacina traga tranquilidade e novas esperanças para todos nós”, afirmou.
O segundo biriguiense a receber a vacina foi o técnico em enfermagem David Alfonso Rodrigues Garcia, de 28 anos, funcionário da Santa Casa e da Unimed. Foi um dos momentos mais emocionantes do ato, pois Garcia venceu bravamente o coronavírus. Ele teve a doença em junho do ano passado, permanecendo 33 dias internado, sendo 13 dias intubado na UTI.
Representando os médicos, foram imunizados o clínico geral da UBS 8, Fernando Nuruki Yoshida; o ginecologista e obstetra do Ambulatório de Saúde da Mulher, Erastos Brancalhão; a ultrassonografista Thaís de Ana Leão Campelo Cabral; a gastroenterologista do Centro Médico, Izete Marata Rodrigues; e o ginecologista e obstetra Elias Antonio Neto.
A enfermeira Maria Helena Martins Yazawa, representou o prefeito Leandro Maffeis, que estava em São Paulo, e a secretária Adriana Sangaletti Duarte. “Esse é um momento que estávamos aguardando ansiosamente. A campanha está começou por nós, que estamos desde março atuando na linha de frente no enfrentamento da pandemia”, disse.
CAMPANHA
No primeiro dia de campanha, equipes da Secretaria de Saúde foram até o Recanto do Vovô e Abrigo Vó Tereza vacinar os profissionais de saúde e os idosos, totalizando 70 pessoas. As doses também foram enviadas para a Santa Casa, Unimed, Pronto Socorro e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para imunização dos funcionários.
Birigui recebeu 1.320 doses da vacina do Instituto Butantan, em parceria com a Sinovac. São necessárias duas doses, sendo o intervalo entre a primeira e a segunda de 21 dias. Assim que uma nova remessa for disponibilizada ao município, a campanha será estendida para os demais profissionais da rede pública e privada de saúde, além dos idosos acima de 60 anos.
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…