A Prefeitura de Birigui publicou nesta segunda-feira, dia 6 de abril, mais dois decretos que trazem medidas temporárias e emergenciais no município para combater o coronavírus [Covid-19].
O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, esteve reunido com médicos da cidade, com membros do Comitê de Crise para Enfrentamento da Covid-19 [CCEC] e com profissionais das secretarias de Saúde, Mobilidade Urbana e Segurança Pública.
“O pico do vírus será no mês de abril. O isolamento social neste período é fundamental. Peço ajuda da população: fiquem em casa. Unidos vamos vencer essa doença”, falou o prefeito.
Os decretos, de números 6.609 e 6.610, estão disponíveis no Diário Oficial do Município [www.birigui.sp.gov.br, banner Diário Oficial] e determina que o transporte coletivo urbano de Birigui continue suspenso até o dia 13 de abril.
A suspensão da circulação dos ônibus começou dia 19 de março, quando a administração iniciou medidas para evitar o surgimento de casos de coronavírus na cidade.
Também continua suspenso a entrada de ônibus e vans na cidade até o dia 13 de abril. Empresas como a Reunidas e a Guerino não irão circular no município até essa data.
Até o dia 13 os serviços do Terminal Urbano Rodoviário de Birigui estarão suspensos e o local estará fechado. Sendo assim, não haverá serviço de ônibus circular urbano em Birigui neste período.
PODEM ENTRAR E CIRCULAR
O decreto determina que podem entrar e circular pelo município de Birigui os veículos oficiais destinados a atividades de saúde, segurança e o transporte exclusivo de trabalhadores.
“Os ônibus que trazem os trabalhadores das indústrias poderão entrar. Só pedimos que os passageiros tomem todas as medidas de prevenção, seguindo as orientações da OMS – Organização Mundial de Saúde”, alertou o prefeito Cristiano Salmeirão.
Os novos decretos não estão relacionados as escolas e creches da Prefeitura de Birigui, que continuam fechadas por tempo indeterminado. A Secretaria de Educação irá informar a data de retorno das aulas.
Visando auxiliar as famílias que contam com filhos matriculados nas unidade de ensino da administração, a Prefeitura de Birigui irá fornecer um kit merenda, que deverá ser retirado pelos pais nas escolas onde seus filhos estão matriculados.
COMÉRCIO
A reabertura do comércio em Birigui dependerá da decisão do Governo do Estado de São Paulo. Às 12h30 desta segunda-feira (6) o governador João Doria irá se proncunciar ao vivo em entrevista coletiva.
A Prefeitura de Birigui é obrigada a seguir as determinações do Governo do Estado de São Paulo, pois todo governante por sofrer sanção penal (artigo 268 e 330, ambos do Código Penal) e civil.
Além disto, existe a fiscalização do Ministério Público e da Polícia Militar no cumprimento do decreto estadual. Ou seja, a liberação do comércio deixou de ser um ato de vontade do prefeito, passando a ser obrigado a cumprir determinação do Governo do Estado de São Paulo.
“Na cidade de Buri/SP, a pedido do Ministério Público, foi fixada multa a para a prefeitura, que decidiu abrir o comércio, contrariando determinação do governo estadual. Temos que seguir o decreto do governo estadual”, disse Salmeirão.
Com informações da assessoria de imprensa ad Prefeitura de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…