O município de Birigui recebeu do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) o selo “Município Laço Amarelo”, pelo engajamento em ações de segurança no trânsito.
O ONSV é uma organização civil que atua como um órgão de inteligência, por meio de educação, pesquisa, planejamento e informação, visando apoiar e incentivar municípios que desenvolvem iniciativas de conscientização da população e melhoria da qualidade de trânsito.
O Observatório disponibiliza aos municípios participantes do programa “Laço Amarelo” uma plataforma digital com dados e vídeos relacionados à segurança viária, estudos e estatísticas sobre mobilidade urbana, ferramentas para ajudar a administração pública melhorar a mobilidade criando uma cultura de segurança viária na cidade.
Ao receber o selo “Município Laço Amarelo”, Birigui se compromete a divulgar semanalmente conteúdos de educação para o trânsito em seus canais de comunicação, utilizando a disponibilidade de acesso aos conteúdos técnicos desenvolvidos pelo ONSV e sua equipe.
Esse material a ser divulgado semanalmente contribuirá e incentivará ainda mais o desenvolvimento de projetos e programas de formação para cidadãos e condutores estabelecendo práticas para um trânsito mais consciente e responsável no município.
O programa “Município Laço Amarelo” visa incentivar e uniformizar uma comunicação de massa em todo país sobre segurança no trânsito disponibilizando mensalmente conteúdos de comunicação para inúmeras prefeituras e órgãos públicos, empresas e associações, para que todos possam difundir a importância do respeito das regras e o bom comportamento seguro no trânsito considerando as pessoas que transitam a pé, de carro, de motocicleta, de bicicleta e até como passageiro.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Birigui, nos três últimos anos foram desenvolvidas diversas ações voltadas para a educação, engenharia e fiscalização de trânsito em Birigui e foi observado uma mudança de comportamento dos cidadãos, o que refletiu diretamente na segurança de todos os biriguienses.
A Secretaria afirma que as ações são positivas e a administração está avançando na mobilidade urbana e salvando vidas. A pasta estabeleceu prioridade na implantação de uma política de humanização da mobilidade urbana em Birigui.
A organização do trânsito, através de campanhas educacionais, está sendo acompanhada de investimentos em infraestrutura. A meta é preparar a cidade para o crescimento e desenvolvimento, oferecendo qualidade de vida para a população.
PONTOS DE DESTAQUE DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM BIRIGUI
Redução de 82,35% no número de vítimas fatais em acidentes de trânsito (comparativo entre 2017 e 2019);
Ações educativas com escolas municipais, além de blitz educativas com entregas de panfletos, adesivos refletivos para capacetes, kits de segurança para ciclistas e instalação de antenas anticerol em motocicletas em diversos pontos da cidade;
Implantação de faixas elevadas para travessia de pedestres, redutores de velocidade, novos sistemas semafóricos, principalmente de pedestres;
Adequação do serviço de concessão para transporte público de passageiros.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…