A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacina contra a covid-19 segue disponível para as pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades ou que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Nesta segunda-feira (07/6) começou a vacinação para as pessoas de 18 a 29 anos com comorbidades.
O imunizante da AstraZeneca está sendo aplicado em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) das 7h30 às 12h, e também no drive-thru do Terminal Rodoviário, das 7h30 às 16h. A vacinação segue também para as pessoas com síndrome de Down e transplantadas entre 18 e 59 anos.
Antes procurar os postos para receber a primeira dose, as pessoas devem fazer o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br. No dia da vacinação, todos devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Pessoas com deficiência permanente devem levar comprovante de recebimento do benefício.
No caso das pessoas com comorbidades, deve ser apresentado comprovante de que possui uma das comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde, sendo válido exames, receitas, relatório ou prescrição médica, contendo o CRM do médico. Os cadastros existentes nas UBSs podem ser utilizados.
FLEXIBILIZAÇÃO DE COMORBIDADES
A Secretaria de Saúde flexibilizou as regras para a vacinação em pessoas de 30 a 59 anos com hipertensão, pacientes em tratamento oncológico, com doenças cardiovasculares e com obesidade. As alterações já ocorreram em outros municípios, incluindo capitais, de acordo com o PNI (Plano Nacional de Imunização).
No caso dos hipertensos, agora a vacina passa a ser aplicada em todas as pessoas que tomam ao menos um medicamento. Para os pacientes com obesidade, a vacina será aplicada nas pessoas que tiverem IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 35.
Para os pacientes oncológicos, a dose é para as pessoas que tenham recebido diagnóstico precoce da doença, ou que irão passar por tratamento cirúrgico, que iniciarão ou estejam em quimioterapia (endovenosa/oral), radioterapia, ou que estejam em acompanhamento até seis meses após o tratamento.
Já em relação a doenças cardiovasculares, os pacientes portadores de arritmias comprovadas por laudo médico também podem receber a vacina. A relação completa das comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde para a vacinação está disponível no site da prefeitura, no banner Vacina Covid-19.
ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS
A campanha Vacina Contra a Fome, que convida cada pessoa apta a se vacinar contra a covid-19 a doar um quilo de alimento não perecível, também continua. Estão sendo beneficiadas as famílias em situação de vulnerabilidade social do município que foram afetadas pela pandemia do coronavírus.
Todos que forem ao drive-thru podem doar um quilo de alimento não perecível no momento da imunização. É solicitada a doação de arroz, feijão, macarrão ou qualquer outro alimento que compõem a cesta básica. A colaboração é totalmente espontânea.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…