A Secretaria de Saúde de Birigui vai aproveitar o Dia D da vacinação contra o sarampo em adultos para vacinar todos os moradores que não estão em dia com a carteira de vacinação.
A campanha nacional prevê o Dia D neste sábado (30), visando vacinar adultos de 20 a 29 anos. Aproveitando a campanha, a Vigilância Epidemiológica de Birigui vai aproveitar para aplicar todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
Para atender esse público, estarão funcionando no sábado as dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Vigilância Epidemiológica, que atende na Praça Gumercindo Paiva Castro, centro, sem número (prédio do antigo pronto-socorro).
Atualmente, o adulto de 20 até 29 anos deve ter registrado no cartão duas doses da vacina contra o sarampo após a alteração feita pelo Ministério da Saúde, que aconteceu em 2017.
Como é uma mudança recente, muitos adultos desta faixa etária têm apenas uma dose, o que não assegura a proteção contra o vírus. Além do mais, quando estão com o esquema vacinal completo, ele se protege e quebra a cadeia de transmissão do vírus.
“É importante que o morador leve sua carteira de vacinação para que um profissional da Saúde faça uma análise. Caso só tenha apenas uma dose, vamos aplicar a segunda. Caso não tenha nenhuma dose, iremos começar o esquema vacinal, com duas doses – com intervalo de 30 dias”, explicou Isabel Galdeano, profissional da Vigilância Epidemiológica de Birigui.
O cidadão que tenha dúvidas deve procurar a UBS mais próxima de sua residência e apresentar sua carteira de vacinação. Lembrando que a vacina é oferecida gratuitamente aos moradores.
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui
Homem foi socorrido e encaminhado para o pronto-socorro com ferimentos na cabeça; fugitivos ainda não…
Ele teria invadido uma casa no bairro São Brás
Policiais cumprem 53 mandados na 16ª fase da Lesa Pátria
Comissão votará se houve irregularidades na utilização do sistema de controle de abastecimento e aquisição…
As vagas são para setores como, por exemplo, indústria calçadista, metalurgia e agronegócio
Os cursos oferecidos pelo programa abrangem diversas áreas, como tecnologia da informação, gestão e negócios,…