Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:
- Birigui tem agora 684 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 399 pessoas estão curadas. Até o momento, 25 mortes por covid-19 foram confirmadas na cidade. Aguardam resultados de exames 264 casos suspeitos da doença. 899 casos suspeitos foram descartados, pois os exames deram negativo.
- A região de Araçatuba, na qual Birigui está na fase vermelha do Plano São Paulo até a próxima atualização de fases, marcada para 24 de julho. Nesta fase, todas as atividades não essenciais são restritas.
- O governador João Doria estendeu a quarentena até o dia 30 de julho.
- Todos os profissionais da saúde de Birigui farão testagem rápida de coronavírus enviada pelo Ministério da Saúde.
- A Prefeitura de Birigui restringiu o funcionamento do comércio na cidade às atividades essenciais.
- A pessoa ou estabelecimento comercial que desrespeitar o uso obrigatório de máscara poderá ser punido com multa entre R$ 524 e R$ 5 mil.
- O Terminal Rodoviário de Birigui segue fechado e a circulação de transporte circular coletivo continua suspensa.
- Ônibus de transporte para outros municípios, como Reunidas e Guerino Seiscento, continuam não podendo entrar no Terminal Rodoviário de Birigui. Apenas ônibus de trabalhadores estão permitidos, desde que todos estejam usando máscaras.
- Aglomerações após às 19h estão proibidas em Birigui.
- Governo de São Paulo anunciou a retomada das aulas para 8 de setembro.
- Os jogos de futebol voltam hoje em São Paulo.
- O governador João Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
- O Brasil soma 2.178.159 casos confirmados de covid-19 e 81.828 mortes pela doença. O Estado de São Paulo já registrou 20.532 óbitos e 439.446 casos de coronavírus.
- O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
- A pessoa pode transmitir o coronavírus mesmo sem apresentar sintoma? Sim. Pelos dados apresentados até momento, o período de incubação do vírus pode variar de dois a 14 dias. Durante esse tempo, o vírus tem capacidade de transmissão. Por isso, é importante adotar medidas gerais, como lavar as mãos com frequência e não compartilhar objetos de uso pessoal. A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de sete dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas. Ou seja, a doença pode ser transmitida mesmo em casos assintomáticos ou antes que a pessoa comece a apresentar sintomas mais claros. Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.
- O novo coronavírus é o mesmo que os vírus Sars ou Mers? Não. Os coronavírus pertencem a uma grande família de vírus, que podem circular tanto entre pessoas, como entre animais, incluindo camelos, gatos e morcegos. O recém-identificado coronavírus não é o mesmo que o coronavírus que provoca a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) ou a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars). Existem investigações em andamento para saber mais. Esta é uma situação em rápida evolução e as informações serão atualizadas à medida que estiverem disponíveis.