Fique por dentro das principais notícias a respeito do coronavírus em Birigui e região, no Brasil e também dicas de prevenção à doença:
- Birigui tem 1.184 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 753 pessoas estão curadas. Até o momento, 45 mortes por covid-19 foram confirmadas na cidade. Aguardam resultados de exames 285 casos suspeitos da doença. 1.468 casos suspeitos foram descartados, pois os exames deram negativo.
- A região de Araçatuba, na qual Birigui está inserida, está na fase laranja do Plano São Paulo. Nesta fase é permitido o funcionamento com 20% da capacidade de público em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou seis horas durante quatro dias e fechamento por três.
- O comércio em Birigui está funcionando das 10h às 14h. Os bares, restaurantes, academias e demais serviços só poderão abrir quando o município estiver na fase amarela.
- O governador João Doria estendeu a quarentena no Estado de São Paulo até dia 10 de agosto.
- A pessoa ou estabelecimento comercial que desrespeitar o uso obrigatório de máscara poderá ser punido com multa entre R$ 524 e R$ 5 mil.
- O Terminal Rodoviário de Birigui e o serviço de transporte voltaram a funcionar nesta quarta-feira (5).
- Governo de São Paulo anunciou a retomada das aulas para 8 de setembro.
- O governador João Doria determinou o uso obrigatório de máscara em todo o Estado de São Paulo para pessoas que circularem em espaços públicos. Em Birigui, decreto estabelece que é obrigatório o uso de máscara facial em prédios públicos, comércio e serviços.
- O Brasil soma 2.817.473 casos confirmados de covid-19 e 96.326 mortes pela doença. O Estado de São Paulo já registrou 24.109 óbitos e 585.265 casos de coronavírus.
- O que é o coronavírus? Os coronavírus causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, são doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Já o novo coronavírus é uma nova cepa do vírus (2019-nCoV) que foi notificada em humanos pela primeira vez na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China.
- Existe a possibilidade das máscaras vindas da China estarem contaminadas? É falsa a notícia que circulou sobre máscaras importadas da China que estariam contaminadas com o novo coronavírus. Especialistas brasileiros afirmam não existir possibilidade de que o vírus resista nas máscaras durante o processo de fabricação, embalagem e o tempo entre o despacho do material na China e a chegada ao Brasil.
- O coronavírus foi criado em laboratório e é semelhante ao vírus HIV? Essa informação é falsa. Não há nenhum registro científico que indique essa semelhança e muito menos que o vírus foi criado em laboratório. Um estudo publicado na renomada revista Lancet fez uma descrição de 10 sequências genéticas do novo coronavírus que demonstrou uma similaridade com o vírus SARs (COV), tendo o morcego como hospedeiro original e como hospedeiro intermediário animais do mercado de Wuhan.